Laboratório do NUPEM integra a Rede Nacional de Saúde Pública

Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM-UFRJ vem desenvolvendo trabalho de excelência para mitigar os efeitos da pandemia. Neste sentido, foi aprovado pelo Laboratório Central Noel Nutels o credenciamento do Instituto NUPEM para diagnosticar o SARS-COV-2 por RT-PCR em Macaé. Assim, o Laboratório de Campanha para Diagnóstico de COVID-19 do Instituto NUPEM passa fazer parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências de Saúde Pública de acordo com o boletim epidemiológico 12 do Ministério da Saúde de 04/03/2020.

1234

Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca ressalta que esta é mais uma etapa de consolidação do Laboratório de Campanha para Diagnóstico de COVID-19 o NUPEM no contexto do projeto Apoio ao NUPEM UFRJ-Macaé Para Implementação de um Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do COVID-19 (LCC-UFRJ-Macaé).

Segundo o Enfermeiro, sanitarista e chefe do Serviço de Epidemiologia e Avaliação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Henrique de Castro Rodrigues, a confirmação diagnóstica dos casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG), suspeitos de COVID-19, atendidos nos hospitais do município de Macaé é essencial para orientar o manejo clínico dos doentes e informar com precisão e oportunidade os casos novos para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Incluir o laboratório do NUPEM na Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública é mais uma demonstração à sociedade de que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entrou na luta contra a pandemia pelo Novo Coronavírus.

De acordo com o professor Dr. Rodrigo, este reconhecimento somente foi possível pela parceria com os Profs. AmilcarTanuri e Rodrigo Brindeiro do Instituto de Biologia da UFRJ que cederam os reagentes iniciais bem como realizaram o treinamentode servidores do NUPEM e da prefeitura de Macaé. A partir desta parceria com o Prof. Almicar Tanuri foram agregadas várias entidades parceiras no projeto como a Prefeitura Municipal de Macaé responsável pela coleta do material, fornecimento de EPIs, obra de adequação laboratorial em processo de licitaçãoe pagamento de 12 bolsistas que atuam gerando conhecimento científico para o projeto. Nas fases iniciais do projeto a Irmandade São João Batista adquiriu os insumos e a UNIMED Costa do Sol contribuiu com insumos e com um novo equipamento de PCR em tempo real que tem possibilitado o aumento de exames no Laboratório. Outros parceiros do projeto são o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, bem como Médicos do Trabalho da região.

789

Professor titular da UFRJ, Amilcar Tanuri

“Todo este trabalho em conjunto levou a abertura de uma conta única para doações cuja lista completa de doadores e dispêndios de recursos encontram-se disponíveis de forma transparente online (http://transparencia.coppetec.ufrj.br/pesquisa-covid19-macae.php). Até o presente momento, foram arrecadados R$ 666.821,98 (55 doadores) e foram realizados aproximadamente 2250 testes de PCR em tempo real técnica padrão-ouro no Município de Macaé com tempo de laudo após a coleta entre 24 a 48 horas”, informou professor Dr. Rodrigo, acrescentando que os recursos da conta foram obtidos a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas e destinações do Ministério Público do Trabalho utilizados para compra de um extrator em processo de importação que permitirá a automação do processo e o estabelecimento de uma rotina de até 300 testes por dia. Atualmente pelo desenvolvimento de novos protocolos científicos, o Laboratório do NUPEM/UFRJ tem a capacidade de realizar 120 exames por dia pelos próximos meses.
Os resultados rápidos, obtidos na fase do início dos sintomas pelo laboratório do NUPEM/UFRJ, permitem o isolamento e tratamento imediato dos indivíduos e de seus contactantes pelos hospitais públicos e privados de Macaé e região. Diversos destes pacientes examinados são trabalhadores das empresas de Macaé sendo o diagnóstico precoce, essencial para a melhoria do prognóstico da saúde do trabalhador.
Diversas outras iniciativas foram iniciadas a partir do presente projeto e encontram-se em fase de implementação tais como testes de antígenos, testes sorológicos em parceria com a COPPE/UFRJ, estudos demapeamento de casos através de mapas utilizando tecnologia de georreferenciamento e protocolos científicos com trabalhadores de empresas de óleo e gás desenvolvidos em parcerias com médicos do trabalho. Todas estas iniciativas demonstram o potencial da junção do conhecimento acadêmico gerado na Universidade Pública com os demais membros da sociedade de Macaé.

Segundo a Procuradora do Trabalho, Dra. Cirlene Zimmermann:

O Ministério Público do Trabalho apoia o projeto de testagem e pesquisa de Covid-19 do NUPEM/UFRJ em Macaé e está acompanhando de perto a dedicação da equipe desde os primeiros exames. Foram destinados valores de multas e indenizações cobradas de empresas em razão do descumprimento de normas trabalhistas para aquisição de equipamentos que ampliarão ainda mais a capacidade de testagem do laboratório de campanha, além de integraram um legado científico para a região. A habilitação declarada pelo laboratório central é o reconhecimento dos resultados  de excelência que o NUPEM está entregando à sociedade macaense.

O procurador Fábio Sanches, do Ministério Público Federal, ressalta que a notícia da habilitação do laboratório do NUPEM para diagnóstico do Sars-Cov-02, realizada pelo laboratório central Noel Nutels, atesta a seriedade do projeto do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de montagem do laboratório de campanha para testagem e pesquisa do COVID19. O NUPEM tem desenvolvido um trabalho de relevantíssimo interesse público durante a pandemia, auxiliando a Prefeitura de Macaé no combate ao novo coronavírus.