UFRJ lança orientações para ensino remoto emergencial

Guia apresenta ações para nova rotina de forma não presencial

Informar e dar orientações para a comunidade acadêmica − docentes, estudantes e corpo técnico − são os objetivos do Guia para o Ensino Remoto Emergencial, lançado pela UFRJ em julho de 2020. O Guia apresenta diferentes ações de preparação para as mudanças impostas pela pandemia e oferece informações que podem ajudar a viabilizar a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão durante os períodos de distanciamento. Além disso, disponibiliza tutoriais e links de apoio para as atividades, com orientações e diretrizes que incluem condições de acesso e de inclusão digital dos discentes, formação e treinamento dos docentes e técnicos-administrativos para os ambientes virtuais, reorganização dos conteúdos para aulas remotas e projetos, redes de apoio, cuidados e saúde mental, acessibilidade e biossegurança.

7844d012 e976 4759 a41a 5ec50a03894c

foto: Artur Moês (Coordcom/ UFRJ)

É importante salientar que atividades remotas se diferenciam do sistema EAD (ensino a distância), modalidade já oferecida pela UFRJ e que tem suas metodologias e regulamentação. O ensino remoto tem características próprias.

Ações estratégicas

O Guia para o Ensino Remoto Emergencial propõe quatro ações estratégicas:

Ação I – Viabilização para o Ensino Remoto Emergencial.

Ação II – Formação e Treinamento para o Ensino Remoto Emergencial.

Ação III – Diretrizes para Atividades do Ensino Remoto Emergencial.

Ação IV – Recomendações e Normas de Biossegurança para o Ensino.

O documento por ora apresentado é uma primeira versão, que poderá ser ampliada nos próximos meses a partir de uma dinâmica de trocas com os professores das diversas unidades da UFRJ.

Veja o Guia para o Ensino Remoto Emergencial completo abaixo.

Guia para o Ensino Remoto Emergencial

(Fonte: Coodecom UFRJ )