UFRJ declara luto oficial de três dias após 200 mil mortes por COVID-19

Brasil chegou a esse triste número de vidas perdidas na quinta-feira, 7/1

Após o Brasil ter ultrapassado o número dramático de 200 mil mortes pela COVID-19 na última quinta-feira, 7/1, a Reitoria da UFRJ decidiu decretar luto oficial de três dias, a contar a partir desta sexta-feira, 8/1, em memória das vítimas, muitas delas da própria Universidade. Ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades na instituição até domingo, 10/1.

O Brasil já acumula mais de 7,9 milhões de casos da pandemia e é o segundo país do mundo com mais mortos pela doença causada pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. O mundo já soma mais de 88 milhões de casos e 1,8 milhão de pessoas que não resistiram à doença e morreram.

A Reitoria declarou que lamenta profundamente cada vida perdida. Muitos dos que se foram eram alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados, constituindo perda inestimável à UFRJ. “Para além da quantidade alarmante de vidas ceifadas que nos dá um recado, o Brasil perde um pouco de si mesmo, da sua história, da sua gente”, lembra.

Mantenha-se em atenção sobre o novo coronavírus

1. Fique em casa. Se não puder, use sempre máscaras e corretamente, ou seja, sem deixar nariz e/ou boca descobertas, e tocando apenas nas alças quando retirar.
  2. Mantenha-se distante de outras pessoas, mesmo utilizando máscara. Ela não limita totalmente a passagem de gotículas externas.
  3. Evite ambientes fechados e com baixa ventilação.
  4. Lave sempre bem as mãos, utilizando água e sabão. Na impossibilidade, utilize álcool 70%.
  5. Evite estar em espaços com aglomeração.
  6. Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
  7. Rejeite informações falsas.

Saiba mais como se proteger em https://coronavirus.ufrj.br/orientacoes-para-a-sociedade/

Fonte: https://conexao.ufrj.br/2021/01/08/ufrj-declara-luto-oficial-de-tres-dias-apos-200-mil-mortes-por-covid-19/

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria