Começou o Curso Introdutório sobre os vetores de arboviroses e malária no Instituto NUPEM/UFRJ

Fruto da parceria entre IOC/FIOCRUZ e Centro de Controle de Zoonoses de Macaé, curso aborda o diagnóstico situacional sobre os vetores de arboviroses e abordagens operacionais e educacionais para a vigilância da febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, Rio de Janeiro.

Confira a programação!

Este curso introdutório sobre os vetores de arboviroses e malária integra um dos objetivos específicos do projeto de mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores intitulado "Diagnóstico situacional entomoepidemiológico e abordagens operacionais e educacionais para a vigilância da febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, Rio de Janeiro. O referido projeto é desenvolvido pela discente e agente de endemias de Macaé, Claulimara Moreira, sob orientação da Dra. Nildimar Honório em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses.

Data: 26 a 28 de março de 2019

Local: Instituto NUPEM/ UFRJ

Carga Horária- 20 horas

 

DSCN6567

Perfil dos profissionais: Agentes de Combate de Endemias que realizam diversas ações no município de Macaé desde visitas domiciliares, ações de bloqueio, ponto estratégico, gestores, supervisores de campo e geral, da educação em saúde, laboratório, entre outros.

 

 

DSCN6569

Apresentação do tema "Desafios do cenário epidemiológico e entomológico das arboviroses no Brasil", Dra. Nildimar Honório (IOC/Fiocruz)

 

Objetivos do curso:


-Apresentar de forma teórico-prático os principais mosquitos vetores de arboviroses e malária, incluindo os métodos de coleta de formas imaturas, captura de mosquitos adultos e os indicadores entomológicos, bem como as técnicas de diagnóstico para detecção de vírus em mosquitos;


-Propiciar a troca de experiências entre os gestores, agentes de combate a endemias (ACEs), os profissionais da educação e da pesquisa;


-Discutir de forma coletiva sobre a necessidade de construção de um Procedimento Operacional Entomológico -POE para ser aplicado em campo para os vetores de arboviroses e malária para o município de Macaé, Rio de Janeiro.

 

Confira a programação abaixo:

 

CURSO VETORES MACAÉ 2019 1

 

CURSO VETORES MACAÉ 2019 2

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ