Estão abertas as inscrições para o "Festival de Cinema Decolonial 2019" em Macaé

Estão abertas as inscrições para o "Festival de Cinema Decolonial 2019: refazendo o mundo por imagens", evento que ocorrerá em Macaé e mobilizará diversas instituições (NUPEM/UFRJ, NUTES/UFRJ, GEASur/UNIRIO, UFS, IFFluminense, UFMT, UNIRIO, UFSC, EICOS/UFRJ, Filmambiente, StartUp Macaé, dentre outros). As inscrições vão até o dia 25 de junho de 2019 e o formulário online a ser preenchido para inscrição está indicado no edital. Participe!

festival de cinema 1

Festival de Cinema Decolonial pretende contribuir para a difusão e o fortalecimento científico, cultural e artístico, promovendo a troca de conhecimento por meio de produções como filmes e fotografias.
O festival surge como mais uma proposta da UFRJ visando estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito investigativo e do pensamento reflexivo por meio da produção de conteúdos imagéticos. O foco é integrar pessoas e ideias para imaginar novos mundos, em busca de diferentes maneiras de se relacionar com este mundo. Os organizadores acreditam que a jornada modernidade/colonialidade foi responsável por gerar noções opressivas que precisam ser interrompidas, por isso precisamos descolonizar e refazer o mundo por imagens.

Serão aceitas filmagens e fotografias para a divulgação e difusão cultural em cinco possibilidades de criação e vinculação: 1-Histórias da natureza / Unidades de Conservação, 2-Música e oralidade, 3-Cidades invisíveis, 4-Pedagogias emergentes e Educação Ambiental e 5-Olhares femininos.

Mais informações podem ser encontradas no edital do Festival de Cinema Decolonial 2019 (clique aqui). ou no link www.cuca.bio.br

Se já leu todo o edital e ficou apenas faltando se inscrever, no próprio edital tem o link de inscrição ou clique aqui.

A comissão organizadora é composta pelos seguintes membros:

Coordenação Geral

Joyce Rodrigues Melo (Licencianda em Ciências Biológicas – UFRJ Macaé)

Rafael Nogueira Costa (NUPEM/UFRJ)

Professoras/es

Bruno A. P. Monteiro (NUTES/UFRJ)

Celso Sánchez (GEASur/UNIRIO)

Edineia Tavares Lopes (UFS)

Fábio Alves Leite da Silva (NUPEM/UFRJ)

Fernanda Antunes Gomes da Costa (NUTES/UFRJ Macaé)

Maria Inês Paes Ferreira (IFFluminense)

Michèle Sato (UFMT)