Professores e alunos do Instituto NUPEM/UFRJ integrantes dos Projetos Multipesca e Costões Rochosos participam de seminário do Funbio

Um grupo de sete representantes do corpo social do Instituto Nupem, composto por Professores, Graduandos em Ciências Biológicas e Pós-graduandos em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) participaram entre 27 e 29 de março de 2019 do "1° Seminário do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira". O evento foi realizado no Hotel Hilton Barra, no município do Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes de todos os 16 projetos de pesquisa financiados pelo "Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira" sendo dois desses, conduzidos no Instituto NUPEM/UFRJ.

 

Funbio1

O evento foi organizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e parceiros, e teve como objetivo promover a integração entre os projetos apoiados. O professor Dr. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), especialista em gestão ambiental marinha conduziu as atividades do seminário, com apoio da equipe do FUNBIO.

 

funbio2

 

Dentro da programação, os coordenadores dos projetos apoiados apresentaram suas equipes, os objetivos e os resultados preliminares alcançados. A apresentação do Prof. Luciano G. Fischer, coordenador do Projeto Multipesca, e da Profa. Lísia Mônica S. Gestinari, coordenadora do Projeto Costões Rochosos, se destacaram pela qualidade e quantidade de resultados apresentados, bem como pelas parcerias estabelecidas nos 24 meses de execução dos mesmos. Durante essa etapa, os demais participantes preencheram fichas identificando os potenciais pontos de integração ou colaboração entre os 16 projetos, tanto na área da pesquisa, como na divulgação científica ou aplicação dos resultados em parceria com gestores do meio ambiente e de recursos naturais, desde as esferas municipais até federais.

 

funbio3

 

Também participaram do evento a pesquisadora do Projeto Costões Rochosos, Patricia L. Mancini, especialista em aves, bem como o Prof. Pedro Hollanda Carvalho (NUPEM/UFRJ), integrante do Projeto Multipesca e especialista em genética pesqueira.

 

funbio4

 

Esse encontro foi uma importante oportunidade de interação entre os alunos de graduação e pós-graduação com pesquisadores dos outros projetos. A aluna do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UFRJ/Campus Macaé, Gabriela S. Soares, é a mais nova integrante do Projeto Costões Rochosos e adorou a oportunidade de conhecer os demais projetos e pesquisadores. Arthur B. Bauer, doutorando do PPG-CiAC e membro da equipe do Projeto Multipesca, aproveitou para trocar experiências e estabelecer futuras parcerias de pesquisa.

 

funbio5

 

Uma etapa da programação foi a identificação de quais objetivos, dentre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), cada projeto atendia, bem como quais políticas públicas nacionais (Política Nacional da Biodiversidade, Política Nacional do Meio Ambiente, entre outras) estavam por eles contempladas.

 

funbio6

 

No último dia do evento foram realizadas reuniões entre representantes de cada projeto para discutir sobre as potenciais parcerias identificadas e entre suas equipes executoras, de forma a sinalizar colaborações futuras. Os Projetos Multipesca e Costões Rochosos executados no Instituto NUPEM se destacaram apresentando fortes "redes de integração" com os demais projetos nas três áreas avaliadas: "pesquisa", "divulgação" e "aplicação".

Em tempos de crise e de demandas crescentes por respostas fundamentadas em pesquisa científica, os Projetos Multipesca e Costões Rochosos contribuem sobremaneira na consolidação das linhas de pesquisa no ambiente marinho e recursos pesqueiros, que constituem a vocação natural das regiões Dos Lagos e Norte Fluminense.

A realização do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

funbio8

 

 

Para saber mais:

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ