302 Found

Found

The document has moved here.

Dez anos do Laboratório Integrado de Bioquímica

A celebração marcou uma década de integração da bioquímica ao Instituto e deu o início à programação especial em comemoração aos 25 do NUPEM/UFRJ.

LIB5

O Professor Doutor José Roberto da Silva abriu o evento agradecendo a presença do público e saudando os palestrantes, figuras essenciais para a criação e consolidação do Laboratório Integrado de Bioquímica, Pedro Lagerblad de Oliveira e Fernando Genta. Após apresentar um breve histórico no qual discorreu sobre a origem e o desenvolvimento das atividades realizadas pelo LIBHM (adequação de local, chegada de pesquisadores, projetos submetidos a financiamento, alocação de recursos para compra de equipamentos, etc), o docente destacou as pesquisas realizadas, as ações de extensão executadas, as conquistas obtidas ao longo dos anos e os desafios a serem superados em um futuro próximo pela equipe.

LIB1

Em seguida, Hatisaburo Masuda (Instituto de Bioquímica Médica  - IbqM/UFRJ) agradeceu a homenagem e parabenizou o Instituto pelos seus 25 anos e o laboratório, pelos seus dez anos. Masuda expôs suas preocupações em relação ao cenário educacional e acadêmico atuais, ressaltando a dificuldade em recrutar alunos e futuros pesquisadores para programas de pós-graduação, criticando o caráter efêmero das relações sociais e a superficialidade da vida contemporânea. O pesquisador elogiou os avanços alcançados pelo Laboratório Integrado de Bioquímica e sugeriu novos objetivos a serem atingidos, como, por exemplo, a ampliação e o aprofundamento das atividades desenvolvidas, especialmente no que tange ao treinamento dos profissionais que atuam na educação de nível fundamental e médio e à implementação de ações extensionistas que visem à elevação da qualidade do ensino no país.

LIB2

A celebração teve continuidade com a apresentação de Pedro Lagerblad de Oliveira, professor doutor do  IBqM/UFRJ e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM), que resgatou o histórico da parceria entre o INCT-EM e o Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Massuda. Oliveira destacou o senso de coletividade da instituição, as causas comuns  e as conquistas compartilhadas pelo corpo social na última década. O pesquisador,  embora reconheça as dificuldades em fazer ciência no país, enalteceu o trabalho desenvolvido conjuntamente pelos pesquisadores do Laboratório e as vitórias divididas pelo NUPEM/UFRJ que inspiram e contagiam pesquisadores do Brasil e do mundo. Ele concluiu:

“A história deste caminho percorrido pelo Laboratório e pelo NUPEM/UFRJ não é linear: é um caminho com vitórias, derrotas, sofrimentos, conquistas, problemas, idas e vindas, como toda obra humana é. São dez anos de uma história muito bonita. Tem que comemorar e não se deixar vencer pelo medo e pela insegurança. Tem que sonhar e fazer planos! Isso é o que falta para o nosso país hoje”.

LIB3

Por fim, Fernando Ariel Genta – pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do Curso de Biologia de Artrópodes Vetores (CBAV) – fechou o evento de celebração dos dez anos do LIBHM enfatizando a importância de se realizar ciência no interior para desenvolver a sociedade e para criar centros de excelência no país. Genta resgatou a parceira do Laboratório e do NUPEM/UFRJ com a Fiocruz, essencial para a realização do CBAV, apresentando os resultados obtidos, no país e no mundo, na área de artrópodes vetores: “Uma das tônicas do CBAV é criar pontes para que tenhamos políticas públicas de saúde baseadas em conhecimento científico. E eu gostaria de reconhecer o trabalho e agradecer o NUPEM/UFRJ por isso.  É muito bonito ver os frutos deste solo fértil de  Macaé sendo compartilhados com  a sociedade brasileira como um todo".

LIB4

O Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza os pesquisadores pelo empenho e dedicação que resultaram nos dez anos  do Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Massuda e deseja muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas!