Inauguração do Laboratório Integrado de Biociências Translacionais

O novo laboratório foi inaugurado no dia 31 de maio,  como parte das comemorações dos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ.

Após a cerimônia de comemoração dos 25 anos do NUPEM/UFRJ, as docentes Cíntia Monteiro de Barros, Flávia Mury,  Natália Martins Feitosa e Raquel Gestinari apresentaram o Laboratório Integrado de Biociências Translacionais (LIBT), inaugurado no final do evento. O projeto para criação do novo laboratório teve início há quatro anos, quando as pesquisadoras começaram a idealizar o espaço e o novo grupo de pesquisa.

A pesquisadora Flávia Mury discorreu sobre a origem do Laboratório Integrado de Biociências Translacionais durante os 25 anos do NUPEM/UFRJ:

“Celebramos hoje um dia de festa, pois, ao mesmo tempo em que comemoramos os 25 anos do NUPEM/UFRJ,  marcamos a inauguração de mais um espaço, com mais um importante marco para a expansão deste Instituto. Inicialmente, o Laboratório foi criado com o intuito de promover o fortalecimento do grupo de pesquisa translacional formado pelas pesquisadoras Cíntia Monteiro de Barros, Flávia Mury,  Natália Martins Feitosa e Raquel Gestinari. Todas se encontram em fase de estabelecimento de suas linhas de pesquisa e até o presente momento estávamos localizadas em laboratórios distintos -  e alguns destes laboratórios estavam superlotados, dificultando o andamento dos projetos e a orientação dos  alunos. A escolha do nome se deu pela heterogeneidade do grupo que o compõe, percorrendo desde modelos animais invertebrados  e vertebrados  até linhagens celulares humanas. A criação deste novo laboratório nos permitirá correlacionar e ampliar o conhecimentos, mas tudo isso não seria possível sem outras tantas colaborações  e sem o apoio financeiro de agências de fomento”.

NUPEM25ANOS 48

A adequação do local para sediar o laboratório foi realizada pelas professoras proponentes que possuem projetos com recursos aprovados por meio de apoio financeiro obtido através de projetos de pesquisas em editais da FAPERJ. O projeto contou também  com uma consolidada colaboração de professores pesquisadores, tanto internos quanto externos,  permitindo a alocação de  recursos para obtenção de outros equipamentos necessários à implementação do novo laboratório.

A Professora Doutora Natália Martins Feitosa continuou a apresentação:

“A instalação do Laboratório Integrado de Biociências Translacionais propicia a otimização do espaços do NUPEM/UFRJ, uma vez que contribui para o crescimento dos espaços multiusuários que caracterizam este Instituto. No que se refere a projetos futuros e em andamento, a aquisição de um novo laboratório multiusuário irá favorecer diversos grupos de pesquisa do NUPEM/UFRJ,  bem como de colaboradores de  outras instituições,  nacionais e internacionais. Ademais , permitirá que este novo laboratório possa atender às demandas de cursos de graduação  do campus, bem como cursos de pós-graduação. A inauguração do Laboratório constitui-se em  mais uma etapa para melhoria de espaços multiusuários para o Instituto NUPEM/UFRJ -  e esperamos que venha contribuir de forma significativa  para o desenvolvimento da pesquisa, educação e formação de novos profissionais”.

NUPEM25ANOS 94

A inauguração do Laboratório Integrado de Biociências Translacionais contou com a presença de (da esquerda para a direita): Francisco de Assis Esteves (Vice-Diretor do Instituto NUPEM/UFRJ), Raquel Gestinari (Pesquisadora do LIBT), Natália Martins Feitosa (Pesquisadora do LIBT),  Russolina Benedeta Zingali (Vice-Decana do Centro de Ciências da Saúde), Maria Fernanda Quintela (ex-Decana do Centro de Ciências da Saúde), Flávia Mury (Pesquisadora do LIBT), Cíntia Monteiro de Barros (Pesquisadora do LIBT), Denise Pires (Reitora Eleita da UFRJ), Denise Nascimento (Vice-Reitora da UFRJ), Rodrigo Nunes das Fonseca (Diretor do Instituto NUPEM/UFRJ) e  Carlos Frederico Rocha (Vice-Reitor eleito da UFRJ).

NUPEM25ANOS 80

O Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza às pesquisadoras pelo empenho e dedicação que resultaram na criação do Laboratório Integrado de Biociências Translacionais e deseja muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas!

Confira aqui a nossa galeria de fotos da Inauguração do Laboratório, do Lançamento do Livro e dos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ.