302 Found

Found

The document has moved here.

Lançado no Instituto NUPEM/UFRJ o livro  “NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ”

O lançamento aconteceu no último dia 31 de maio e integra o calendário especial de comemoração dos 25 anos do NUPEM/UFRJ.

A data do lançamento do livro no Instituto NUPEM/UFRJ marca os exatos 25 anos de inauguração Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ), que aconteceu no Parque de Exposições  Latiff Mussi Rocha, no dia 31 de maio de 1994, e para celebrar estes dois marcos históricos  - o lançamento do livro e os 25 anos da instituição - o NUPEM/UFRJ recebeu os membros da comunidade do Barreto, autoridades municipais, estaduais e federais, alunos, servidores e docentes da UFRJ numa cerimônia repleta de emoção.

Após a solenidade em comemoração aos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ e finalizada a apresentação do novo laboratório da instituição – o Laboratório Integrado de Biociências Translacionais – teve início o lançamento do livro. O editor-chefe da NUPEM Editora, Professor Doutor Maurício Mussi Molisani, destacou a importância dos trabalhos realizados pela Editora:

“A NUPEM Editora é composta por três linhas: ‘Temas NUPEM’, ‘Cadernos NUPEM’ e ‘LIVROS’. Se hoje a Universidade tem esta necessidade de divulgação do que é feito aqui dentro, quase que para sua própria sobrevivência, desde a década de 1990 já se fazia isso a partir dos ‘Cadernos NUPEM’, com o Professor Reinaldo Bozelli.  Vários Cadernos ajudaram a falar sobre o NUPEM/UFRJ na região, viabilizaram o Parque Nacional de Jurubatiba e, mais recentemente, já temos alguns livros editados – e hoje a gente traz a mais nova obra da editora:  o livro ‘NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ’”.

NUPEM25ANOS 50

Coordenado pelos Professores Francisco de Assis Esteves e Maria Fernanda Quintela, o livro “NUPEM : Protagonista da Interiorização da UFRJ” foi lançado em 2018 pela NUPEM Editora e disponibilizado na versão digital a todos os interessados de forma gratuita. A obra, composta por 14 capítulos escritos por docentes e ex-alunos do Instituto NUPEM e da UFRJ, recebeu o prefácio do Ex-Reitor e Professor Emérito da UFRJ, Nelson Maculan,  e  resgata, ao longo de suas quase 300 páginas, a trajetória de luta e a história da criação do Instituto e da interiorização da UFRJ, consolidando a  integração entre ensino, pesquisa , extensão e inserção social de qualidade no interior do Rio de Janeiro. Repleto de narrativas, análises, experiências e ensinamentos, o livro é uma fonte de inspiração e estímulo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

NUPEM25ANOS 69

O professor Francisco Esteves, Vice-Diretor do NUPEM/UFRJ, discorreu , então,  sobre a criação da obra durante o evento:

“A nossa obra representa a descrição da nossa trajetória, desde as barracas de acampamento  em 1983, passando pela criação do NUPEM/UFRJ em 1994 e criação do Campus UFRJ - Macaé em 2008, indo até 2011. A criação do NUPEM/UFRJ e do Campus Macaé certamente estão entre os projetos mais audaciosos e robustos que a UFRJ já apresentou em sua trajetória. Foram vários atores que não podemos deixar de mencionar, como o Professor Aloísio Teixeira, que bancou a nossa ideia, já que a UFRJ não tinha tradição de interiorização”.

Citando o filósofo Edmund Burke, Esteves continuou:

“ ‘Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la’. Sendo assim, Maria Fernanda e eu buscamos nos debruçar para descrever a nossa história de luta para trazer a UFRJ para Macaé. Publicamos este livro com recursos próprios, e, desta forma, tivemos que fazer poucos exemplares, contudo o livro pode ser baixado gratuitamente no site do NUPEM/UFRJ. E é preciso que vocês saibam que  todos vocês  fazem parte desta história! Não há ninguém neste auditório que não faça parte desta trajetória. Não só os autores dos 14 capítulos, mas todos aqueles que trabalham e lutam para construir uma Universidade Federal do Rio de Janeiro com excelência acadêmica e comprometida com a construção de uma sociedade com mais equidade econômica,  social e mais preservação ambiental – não só em Macaé ou na região Norte Fluminense, mas no Brasil!”.

NUPEM25ANOS 53

Em seguida, o vice-diretor do NUPEM/UFRJ passou à apresentação do livro, relembrando detalhes da construção da obra e homenageando com flores as personalidades que foram imprescindíveis para a criação, desenvolvimento e consolidação do Instituto NUPEM/UFRJ e estavam presentes na comemoração dos 25 anos da instituição.

NUPEM25ANOS 59

NUPEM25ANOS 60

O evento foi finalizado com uma sessão de autógrafos e uma recepção ao público presente.

NUPEM25ANOS 81

NUPEM25ANOS 75

O Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza o Professor Francisco Esteves por esta obra e se orgulha por ter sido fundado por um educador e pesquisador visionário e comprometido com uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

Você pode assistir ao lançamento da obra na íntegra aqui.

Confira AQUI a nossa galeria de fotos do Lançamento do Livro, da Inauguração do Laboratório de Biociências Translacionais e dos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ.