302 Found

Found

The document has moved here.

Dia Mundial dos Oceanos  – "O Mar Invadiu o NUPEM"–  Edição 2019

O Dia Mundial dos Oceanos será comemorado no dia 07 de junho no Instituto NUPEM/UFRJ e no dia 8 de junho na Praia dos Cavaleiros, em Macaé. Haverá, ainda, a Semana dos Oceanos, com palestras e documentários no auditório do Instituto, de 10 a 14 de junho. Participe!

logo25anosDESTAQUE

Desde 2016, o NUPEM/UFRJ participa dessa iniciativa através do evento Dia Mundial dos Oceanos: O Mar invadiu o NUPEM, que, nesse ano, será comemorado nos dias 7 e 8 de junho – na sexta-feira (dia 07/06), nas dependências no NUPEM/UFRJ e no sábado (dia 08/06), na Praia dos Cavaleiros, em Macaé. Neste ano teremos ainda a Semana dos Oceanos, que acontecerá de 10 a 14 de junho, no auditório do NUPEM/UFRJ.

A comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day) ocorre no dia 8 de junho e foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como Eco-92, Rio-92 ou Cúpula da Terra), sediada no Rio de Janeiro em 1992.

O objetivo é despertar a consciência da população sobre a importância e conservação dos oceanos para nossa sobrevivência. Diversas atividades são organizadas e realizadas por inúmeras instituições e universidades globalmente nessa data.

Durante o evento, serão realizadas diversas atividades educacionais apresentando a nossa rica biodiversidade marinha local, apontando os principais impactos que temos causado às espécies e ecossistemas, no intuito de ressaltar a importância da sua conservação. Alunos, professores, técnicos e a sociedade em geral poderão participar das oficinas, exposições, atividades interativas e vídeos disponibilizados especialmente para a ocasião.

Dia Mundial dos Oceanos - Edição 2019

Neste ano, no dia 07 de junho serão apresentadas ao público no NUPEM/UFRJ 18 exposições interativas e educativas: 1.Espaço Ciência; 2. Baleias; 3. Aquários; 4. Contação Histórias, 5. Aves Marinhas; 6. Experimente o atum Bonito-listrado; 7. Alimentação Saudável; 8. Impactos Antrópicos; 9. Tartarugas Marinhas; 10. Praias; 11. Projeto Costão Rochoso - Ressurgência; 12. Projeto Costão Rochoso - Lixo no Mar; 13. Oceanografia; 14. Medicamentos; 15. Projetos Ecorais e Coral-Sol; 16. Organismos Marinhos - Algas e Zooplâncton; 17. Organismos Marinhos - Peixes e Invertebrados e 18. Coleção de Peixes. Haverá ainda uma estação "Conte Como Foi", para os alunos visitantes descreverem suas experiências no evento.

Já no dia 08 de junho, na Praia dos Cavaleiros, teremos aquários com animais marinhos, visita guiada nos Costões Rochosos, pôsteres sobre pesquisas marinhas realizadas pelo NUPEM/UFRJ, exposição de impacto nos oceanos, exposição de aves marinhas e mutirão de limpeza na praia.

O agendamento de visitação para as escolas para o dia 07 de junho não será possível devido ao esgotamento da nossa capacidade de recepção de público. No entanto, a visitação neste dia é livre para grupos de até 05 pessoas. Já no dia 08 de junho, o evento será realizado no Posto 1 da Praia dos Cavaleiros e a visitação é livre, sem necessidade de agendamento.

Neste ano de 2019 haverá ainda uma novidade: a Semana dos Oceanos no NUPEM/UFRJ, que ocorrerá de 10 a 14 de junho, no auditório do Instituto. A Semana contará com palestras ministradas por diferentes profissionais da área de ciências biológicas e com a exibição de documentários. Confira abaixo a programação.

semanaoceanos19

Dia Mundial dos Oceanos – O Mar Invadiu o NUPEM

• 1) Dia Mundial dos Oceanos no NUPEM/UFRJ

DATA: 07 de junho de 2019

HORÁRIO: Das 9h às 12h e das 14h às 17h

LOCAL:  Instituto NUPEM/UFRJ (Av. São José do Barreto, 764 - São José do Barreto - Macaé)

PÚBLICO-ALVO:  O evento é aberto a todos os interessados, mas o agendamento de escolas está esgotado! A visitação neste dia é livre para grupos de até 05 pessoas.

2) Dia Mundial dos Oceanos - Praia dos Cavaleiros - Macaé

DATA: 08 de junho de 2019

HORÁRIO: às 10h

LOCAL:  Posto 1 – Praia dos Cavaleiros – Macaé

PÚBLICO-ALVO:  o evento é aberto a todos os interessados.

3) Semana dos Oceanos no Instituto NUPEM/UFRJ

DATA: 10 a 14 de junho de 2019

HORÁRIO: A partir das 9h (conferir programação)

LOCAL:  Auditório do Instituto NUPEM/UFRJ

( Av. São José do Barreto, 764 - São José do Barreto - Macaé)

PÚBLICO-ALVO:  o evento é aberto a todos os interessados.

diamundialoceanos19realizaçao