302 Found

Found

The document has moved here.

Disciplina de ornitologia é oferecida pela primeira vez no Instituto NUPEM/UFRJ

A primeira edição da disciplina Introdução à Ornitologia (MCB009 Tópicos Especiais em Ecologia) ocorreu entre 15 a 19 de julho de 2019. Dezesseis alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da UFRJ participaram das aulas nas dependências do Instituto NUPEM/UFRJ.

 

ORNITOLOGIA DISCIPLINA 3Figura 1. Alunos da disciplina de Ornitologia observando aves no Instituto NUPEM. Maria lavadeira Fluvicola nengeta e casaca de couro lama Furnarius figulus

A disciplina de Ornitologia, coordenada pelo Prof. Luciano G. Fischer, foi ministrada pela Profa. Dra. Patricia Luciano Mancini, pós-doutoranda PNPD do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) do Instituto NUPEM/UFRJ, com colaboração do doutorando Rodolfo Teixeira Frias e do mestrando Gabriel Prohaska Bighetti, ambos estudantes do PPG-CiAC. Participaram também a pesquisadora Larissa Schmauder Cunha, do Instituto de Biofísica da UFRJ (Fundão), especialista em poluentes em aves marinhas e o renomado pesquisador do “Projeto Aves de Macaé”, Paulo Tinoco, que partilharam suas incríveis experiências com os alunos. Tatiane Pereira Xavier (UFRJ) e Lucas Rocha (UENF) foram monitores da disciplina, que também contou com o apoio da técnica Mércia Mirelle Menezes de Andrade.  

 

 ORNITOLOGIA DISCIPLINA 2 Figura 5 Alunos na disciplina de Ornitologia no Instituto NUPEM

 

Durante a disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a biologia, diversidade, comportamento, pesquisas, métodos de amostragem, bioindicação, impactos e algumas iniciativas de conservação em relação às aves. Além disso, atividades práticas para apresentar detalhes da anatomia interna e externa do grupo foram realizadas, bem como observação de aves nas áreas externas do Instituto NUPEM.

No dia 17 de julho, foi realizada uma visita às instalações da empresa AIUKÁ Consultoria em Soluções Ambientais, em Rio das Ostras. A empresa AIUKÁ atua no planejamento, resgate e reabilitação de fauna afetada por vazamentos de petróleo. Ao chegar à empresa, os alunos foram recepcionados pelo biólogo Dr. Hudson Lemos, que apresentou um histórico dos principais acidentes com petróleo no mundo e os procedimentos adotados em um evento de derramamento de petróleo. Em seguida, a médica veterinária Maria Clara Sanseverino abordou sobre os cuidados em relação aos animais resgatados, com ênfase nas aves. Após um saboroso lanche oferecido aos alunos pela equipe do AIUKÁ, o Dr. Hudson Lemos apresentou as instalações externas e os equipamentos,  discorrendo como o manejo e cuidados veterinários com os animais são realizados, mostrando o recinto onde os mesmos se recuperam até o momento da soltura em local adequado na natureza.

 

ORNITOLOGIA DISCIPLINA 1CAPA Disciplina de Ornitologia

 

No último dia da disciplina, os alunos capricharam para apresentar artigos científicos em formato de divulgações científica. Diversas técnicas foram utilizadas, desde teatro de fantoches, música, vídeos a animais taxidermizados. Em seguida, o pesquisador Paulo Tinoco falou sobre observação de aves e o Projeto Aves de Macaé, que até o momento registrou mais de 470 espécies no município.

Por fim, os alunos escreveram uma avaliação sobre a disciplina. Veja alguns relatos abaixo:

 

ORNITOLOGIA DISCPLINA 4 Figura 6. Depoimento de alunos sobre a disciplina 1 

 

ORNITOLOGIA DISCPLINA 5 Figura 7. Depoimento de aluno sobre a disciplina. 1

Para saber mais:

AIUKÁ – Consultoria em Soluções Ambientais - http://aiuka.com.br/index.htm

Projeto Aves de Macaé  - http://www.avesdemacae.com.br/conteudo/?id=263

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ