302 Found

Found

The document has moved here.

Projeto de Agricultura Urbana do NUPEM/UFRJ fornece apoio técnico-científico a escolas e comunidades da região

Nesta última quinta-feira, 31 de outubro,  o coordenador do projeto, Professor Doutor Daniel Zandonadi, recebeu alunos do ensino fundamental da rede pública de Macaé para compartilhar ensinamentos sobre o projeto.

 

ancyra1

 

O  Projeto de Extensão "Agricultura Urbana Em Macaé: Substrato para o Conhecimento em Ciências E Tecnologias” tem por objetivo fornecer apoio técnico-científico para a elaboração de hortas na cidade de Macaé, envolvendo estudantes de universidades e escolas  da região para que desenvolvam, em conjunto,  atividades agrícolas no município.

Os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel puderam aprender, através do projeto, aspectos básicos relacionados ao plantio de alimentos e à análise do solo e da água durante a implantação de uma horta suspensa na própria escola  e, em sua visita ao NUPEM/UFRJ, conheceram as atividades relacionadas ao cultivo protegido e à elaboração de  hortas urbanas, além de terem tido a oportunidade de conhecer a  horta comunitária de São José do Barreto,  idealizada por Jorge Luíz, conhecido popularmente como Teco, uma das lideranças do bairro e presidente da Associação de Moradores do local. 

ancyra2

 

Ainda durante a visita, que contou com a participação de professores de ciências e artes  da escola, os alunos puderam aprender sobre irrigação automática da horta por meio da implantação de um mecanismo conhecido popularmente como “pinga” -  trata-se de um  sistema de automação de baixo custo para irrigação , desenvolvido pelos professores da Universidade Federal Rural, Leonardo Médici e Daniel de Carvalho, e apresentado no NUPEM/UFRJ em setembro deste ano.  O mecanismo de fácil manutenção, liga e desliga automaticamente o sistema de irrigação, evitando o desperdício de água. O sistema é composto por três peças e custa, em média, R$50, gerando economia de  água, energia elétrica, tempo de trabalho e recursos financeiros.

 

ancyra3

 

“O diferencial deste projeto é que, além de fornecer a base técnica originada no campo da agronomia, estamos preocupados com a parte ambiental, com o embasamento ecológico, e  também com o impacto social deste projeto, que muda a realidade dos atores envolvidos, trazendo diversos benefícios, como redução do quadro de insegurança alimentar e a oferta de alimentos com qualidade, livres de contaminação, promovendo saúde - e nestes pontos entram a expertise e o  potencial do NUPEM/UFRJ, que é um centro de excelência nesta área” (Prof. Dr. Daniel Zandonadi).

 

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ