Sucesso na primeira edição do Simpósio de Pesquisa do NUPEM/UFRJ

O “Simpósio de Pesquisa do NUPEM/UFRJ: o futuro da pesquisa no Interior” já se mostrou um sucesso logo na primeira edição, ocorrida de 04 a 08 de novembro de 2019, promovido pela Diretoria de Pesquisa do Instituto de biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM. Com auxílio do Setor de Tecnologia da Informação, foi criado um sistema online de inscrições, que contabilizou a presença de 425 visitantes, tendo 315 inscritos nas mais diversas atividades e 250 alunos de Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal. As propostas de cursos foram ao encontro da necessidade de formação prática e acadêmica, com participação efetivas em até quatro atividades.

simposio astrea 1

Todas as atividades contaram com a participação de alunos e docentes das demais unidades da UFRJ em Macaé e Sede.

Ao longo de primeiro dia de evento, os assuntos abordados foram diversificados.

simposio astrea 2

O presidente da FAPERJ e professor licenciado da UFRJ, Dr Jérson Lima falou sobre o financiamento de pesquisas acadêmicas a nível estadual e esclareceu diversas dúvidas da plateia.

Já o Prof. Titular do Curso de Medicina do Fundão, Dr. Paulo Mourão, explicou as regras do Md-PhD, uma pós-graduação destinada a alunos de Medicina, que pode ser cursada concomitantemente ao curso de Graduação.

simposio astrea 3B

Com o objetivo de informar futuros candidatos às pós-graduações do NUPEM, foi formada uma mesa redonda com os egressos Keity Jaqueline Chagas Nocchi, Ana Aparecida da Silva Azevedo, Margoth Silvana da Silva Cardoso María Silvina Bevilacqua, Iago Ribeiro Franco. A hoje Prof. Dra. Fernanda Cruz e médica e explicou as regras do curso Md-PhD, atualmente só ministrado na Sede:

simposio astrea 4

Já a coordenadora das Pós-Graduações do CCS, Profª Titular Silvana Alodi apresentou a oportuna palestra Mulheres na Ciência: da Mesopotâmia às Cientista Brasileiras do Século XXI:

simposio astrea 5

As crianças das escolas municipais do entorno foram convidadas especiais e participaram ativamente da Mostra Geológica Lendas Petrificadas, com organização e monitores do Museu Nacional.

simposio astrea 6

O primeiro dia de Simpósio se encerrou com apresentação da Banda Musical da Secretaria Municipal de Educação, que apresentou uma seleção de MPB diversificada e com acompanhamento dos presentes.

simposio astrea 7B

Nos dias seguintes, foram ministrados cursos rápidos organizados e ministrados por alunos das pósgraduações do Instituto NUPEM, além de Curso de 30 horas aulas sobre Organismos Modelo, prática de vanguarda na pesquisa nacional.

simposio astrea 8C

O professor convidado Mark Rob durante sua aula.

Foram ministrados gratuitamente os cursos rápidos, com os seguintes temas: Além dos Muros da Ordem: A contribuição da OAB para um futuro sustentável; Ecologia Vegetal e diversidade funcional no software R; Educação Ambiental e Políticas Públicas; Métodos de estudo em Sistema Nervoso; Potencial de economia de energia elétrica em residências somente com mudança de comportamento; Sobre lixo: desafio do milênio sobre a questão do consumismo; Técnicas e Manuseio de Cultura Celular; Boas Práticas de Pipetagem; Do Shaker ao Biorreator - Aumentando a produtividade do seu processo.

A Diretora de Pesquisa, profª Cíintia Monteiro agradece o engajamento e apoio de docentes e alunos na organização do Simpósio e já inicia os trabalhos de preparação para o II Simpósio de Pesquisa do NUPEM, com tema principal ainda indefinido, mas já marcado para novembro de 2020.

Redação e fotos: Astrea Castro.