Desafio Macaé + Sustentável

Crios/UFRJ, StartUp Macaé, E-Base, NUPEM/UFRJ, SEBRAE e a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade convidam para o evento  que será no Parque Municipal Atalaia, localizado em RJ-162, Macaé e ocorrerá das 08h30 até às 17h00 no dia 19 de março de 2020.

 

 

 desafio

 

A questão ambiental é um dos maiores problemas da atualidade, tendo em vista que o consumo e a produção têm avançado para um modelo que alcança os limites ambientais do planeta. É preciso conectar pessoas, conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento de soluções capazes de garantir a conservação dos recursos e a melhoria da qualidade de vida. Pensando nisso e buscando provocar startups, alunos e empresas juniores a desenvolverem soluções inovadoras em um período de tempo intensivo e limitado, o Macaé + Sustentável propõe três desafios voltados para a resolução de problemas ambientais que assolam a região, além de promover a conscientização sobre aspectos tão importantes para o meio ambiente. O evento será no Parque Municipal Atalaia, localizado em RJ-162, Macaé e ocorrerá das 08h30 até às 17h00 no dia 19 de março de 2020.

 

DESAFIOS

São três desafios voltados para a solução em sustentabilidade. São eles:

 

Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas estão sendo aceleradas pelas ações humanas e geram impactos cada vez mais intensos em nosso cotidiano. Chuvas concentradas, inundações, temperaturas elevadas e erosão costeira tem assolado nosso município. 

Como podemos nos adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas em nossa cidade?

 

Gestão De Recursos Hídricos

A crescente demanda por recursos hídricos para abastecimento da população, geração de energia, e em processos industriais, somado ao assoreamento dos rios, o lançamento de esgoto in natura, e o desperdício estão entre os principais desafios da gestão dos recursos hídricos. Como garantir água de boa qualidade e quantidade para suprir as progressivas demandas por recursos hídricos de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa?

 

Gestão De Resíduos

O modelo vigente de gestão de resíduos mais utilizado no Brasil ainda é o aterramento dos resíduos sólidos, tendo como consequência o desperdício do valor econômico agregado a este material. 

Que procedimentos e tecnologias de transformação, valorização e tratamento de resíduos podem gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para nosso município?

 

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

 

Os projetos serão avaliados de acordo com quatro critérios. Serão distribuídos 10 pontos, entre os critérios abaixo:

 

Qualidade técnica (25%): É uma solução viável e impactante?

Criatividade (25%): É uma solução distinta ou fundamentalmente diferente das abordagens existentes?

Potencial (25%): É uma solução capaz de ser implementada e dimensionada com impacto excepcional?

Valor (25%): A solução é simples e rentável?

 

Na conclusão das dinâmicas do evento, as equipes apresentarão as soluções propostas para uma banca de jurados especialistas em sustentabilidade e os projetos serão julgados conforme os critérios acima. Embora o evento seja uma competição, também busca e incentiva a colaboração entre todas as equipes.

 

OBSERVAÇÕES

 

  1. As inscrições se encerram no dia 02 de março.
  2. A realização da inscrição não garante vaga no evento. Será feita uma seleção dos inscritos e enviado um e-mail de confirmação no dia 05 de março. Somente após o recebimento do e-mail de confirmação a vaga está confirmada. 
  3. Partindo de um ponto de encontro, ônibus serão disponibilizados para o transporte dos participantes do evento, porém as vagas são limitadas.

 

Maiores informações em:

https://www.sympla.com.br/desafio-macae--sustentavel__770471

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ