Semana de acolhimento 2020/1 - Palestras de renomados cientistas estimulam os novos alunos.

No segundo dia do evento, às 10h, no auditório do NUPEM/UFRJ, foi proferida palestra pela professora doutora Eliete Bouskela, diretora científica da Faperj, intitulada "Disfunção microvascular na obesidade: enfoque translacional".

Eliete

Eliete Bouskela tem experiência na área de Fisiologia Cardiovascular (Microcirculação) e Pesquisa Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade. Em 1994, a médica fundou o LPM e o coordena desde então. O laboratório avalia pacientes e modelos experimentais de doenças. Sua hipótese de trabalho é que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular. O LPM investiga, em pacientes, doenças reumatológicas, cardiometabólicas (diabetes mellitus, hipertensão, síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso).

Na parte da tarde, os alunos fizeram uma visita ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, guiados pelo Professor Francisco Esteves.

alunosechico2

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Orientados pelo Prof. Dr Francisco Esteves, vice-diretor do Instituto NUPEM/UFRJ, os alunos visitaram o Parque - uma unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural.

Criado em 29 de abril de 1998, o Parque está localizado em áreas que englobam os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, e possui 44km de praia e 18 lagoas costeiras de muita beleza e de grande interesse ecológico, apresentando também diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção

alunos e chico1

Atividade no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

No terceiro dia de evento, às 10h, no auditório do NUPEM/UFRJ, foi proferida a palestra “NUPEM: Uma Fábrica de Sonhos”, pelo Professor Doutor Francisco Esteves.O Prof. Dr Francisco Esteves, vice-diretor da instituição, apresentou a palestra, na qual discorreu sobre as atividades realizadas na instituição, fazendo um resgate de todo o histórico de constituição da unidade, relembrando as pesquisas científicas que serviram de ponto de partida para o que hoje é o NUPEM/UFRJ. Prof. Esteves abordou ainda aspectos históricos, geográficos, demográficos, sociais, políticos e econômicos da cidade de Macaé, dando ênfase à constituição e criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no ano de 1998.

palestrachico

Na parte da tarde, às 14h, foi proferida a palestra pela psicóloga Larissa Wollz na recepção dos calouros: "Saúde mental no contexto universitário"

Durante a palestra ministrada pela professora da UFRJ e psicóloga Larissa Wollz, os calouros puderam refletir sobre diversos temas referentes à vida acadêmica dos estudantes: as angústias, os conflitos, os desafios e as oportunidades que experimentarão nessa nova jornada. É importante ressaltar que esse tipo de atividade tem sido feita com uma certa frequência para os ingressantes no curso de biologia e, desta forma, pretende-se discutir sobre a saúde mental no contexto universitário e alertar sobre a importância de se haver atendimento psicológico individual dentro da Universidade.

Pscicologa

‘’Esperamos que essas atividades além de mostrar a necessidade de apoio psicológico no NUPEM, fortaleça os estudantes e crie vínculos entre nós, de forma que todos saibamos que podemos procurar ajuda uns nos outros e que a vida acadêmica não precisa ser para sempre um ambiente exaustivo e competitivo, mas que possa criar cidadãos que compreendam que a sociabilidade e o apoio mútuo é o melhor caminho para avançarmos. Além disso, esperamos que os calouros se interessem mais nos assuntos relativos a universidade para que a gente possa lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos.”, discorreu a presidente do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas.