Semana de acolhimento 2020/1 - aula inaugural "O Biólogo pós-moderno", coordenada pelo professor doutor Fabio R. Scarano.

No quarto dia de evento, às 9h,  foi realizada uma aula inaugural " O Biólogo pós-moderno", coordenada pelo professor doutor Fabio R. Scarano.

Com o título “O Biólogo Pós-Moderno”, a palestra do professor doutor Fábio Scarano superou a capacidade do auditório do Instituto. Abordando temas como a necessidade de o biólogo lidar com as incertezas e desafios da ciência no tempo pós-moderno e a complexidade do processo de tomada de decisão – a constituição transdisciplinar dos problemas, as diferenças culturais, a disputa de valores, o conflito de interesses e a necessidade do profissional de dialogar com as diferentes formas de conhecimento -  Scarano atraiu um público curioso e animado que lotou o espaço. Após a palestra os alunos e servidores puderam fazer perguntas e acrescentar experiências, transformando o encontro em um espaço para discussão de ideias.

scarano

O professor Fabio Scarano, docente da UFRJ desde 1993, é Ph.D. em Ecologia pela Universidade de St. Andrews, Escócia (1992)  e possui extensa produção bibliográfica em biologia da conservação, ecologia vegetal e políticas de conservação, tendo atuado como Coordenador da Área de Ecologia e Meio Ambiente da CAPES/MEC, Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e coordenador geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES; desde 2015).

A integração marcou a Semana de Acolhimento aos estudantes 2020-1!

"Os alunos e seus familiares puderam conhecer a maior parte dos professores e as dependências do NUPEM/UFRJ, que conta com  excelentes laboratórios e salas de aula, além do Espaço de Convivência e Trilha da Ciência e da Saúde, que se encontra em fase adiantada de conclusão. Nos semblantes dos novos alunos era notório a alegria em conhecer sua segunda casa nos próximos 5 anos. Além disso, os novos alunos tiveram momentos de descontração com outros alunos dos cursos de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ e foram agraciados com palestras motivadoras sobre diferentes assuntos, mostrando a diversidade, a cultura e assistência que os espera nessa nova jornada da vida que se inicia. A formação dos estudantes é nosso principal objetivo e seu bem-estar é essencial para que os alunos possam desenvolver seu potencial com plenitude! Tenho certeza que os estudantes se sentiram acolhidos, sabendo que a família NUPEM/UFRJ os recebe de braços abertos", comemorou a  Professora Doutora Manuela  Leal, Coordenadora da Semana de Acolhimento 2020-1.