“Mendel: Das leis da hereditariedade à engenharia genética” (Embrapa) é o vencedor do  Prêmio Abeu 2018 de Melhor Livro na categoria Ciências Naturais e Matemáticas

O livro contém artigos dos docentes do NUPEM/UFRJ  Dra. Mirella Pupo Santos e Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves.

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) entregou, na última segunda-feira, 05 de novembro,  os troféus do Prêmio Abeu 2018.  O Prêmio dá reconhecimento às melhores edições universitárias do Brasil foi entregue na noite desta segunda-feira, em São Paulo.

Na  categoria Ciências Naturais e Matemáticas, o grande vencedor foi o livro “Mendel: Das leis da hereditariedade à engenharia genética”, de Francisco José Lima Aragão e José Roberto de Alencar Moreira. Os professores do NUPEM/UFRJ, Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves e Dra. Mirella Pupo Santos, são autores de capítulos do livro que traz versão inédita completa do primeiro artigo de Mendel traduzido para português e que foi lançado no  25 de outubro de 2017, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,  na capital federal. Editado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  o livro “Mendel: das leis da hereditariedade à engenharia genética”  homenageia os 150 anos do postulado das leis de Mendel.

A versão original é um dos trabalhos científicos mais influentes de todos os tempos e foi amplamente traduzida no mundo. Primeiro em inglês, depois em outras línguas. A única tradução para o português que se tinha conhecimento até o lançamento desse livro foi feita pela professora Maria Augusta Querubim Rodrigues, em 1986, mas omitia as duas últimas seções do texto, que continham justamente as conclusões de Mendel (Embrapa)1.

CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAS

1º - Mendel: Das leis da hereditariedade à engenharia genética (Embrapa), de Francisco José Lima Aragão e José Roberto de Alencar Moreira

2º - Magmatismo Alcalino Continental da Região Meridional da Plataforma Brasileira (Edusp), de Celso de Barros Gomes e Piero Comin-Chiaramonti

3º - As Maravilhosas Utilidades da Geometria - da Pré-História à Era Espacial(Pucpress / PUCPR), de Adalberto Ramón Valderrama Gerbas

Parabenizamos os docentes por mais uma conquista  e desejamos muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas!

Clique aqui e conheça todos os vencedores.

1 Fonte:  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Embrapa

UFRJ NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé