Alunos do ensino fundamental de Macaé fazem "pesquisa científica" para descobrir o Mundo Invisível do micróbios

"O que são micróbios? Onde eles vivem? São perigosos? É verdade que existem micróbios bons? Confira o resumo do projeto "Mundo Invisível" realizado com alunos da rede municipal de ensino de Macaé.

micro2

O NUPEM recebeu no dia 31/08 (quinta-feira) crianças do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Macaé, que participaram do projeto de extensão "Mundo Invisível", coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Hollanda Carvalho em parceria com os Profs. Henrique Fragoso dos Santos, Danielle Silveira dos Santos Martins, José Jose Luciano Nepomuceno da Silva, e Jorge Luiz da Cunha Moraes . O projeto "Mundo Invisível" integrou a programação da quarta edição do Inverno Com Ciência.

micro3

O objetivo desse projeto, previsto para ocorrer anualmente, é favorecer o entendimento sobre "o que são os micro-organismos, invisíveis aos nossos olhos, mas de suma importância para nossas vidas", ressalta Pedro Hollanda. "Através dessa atividade nós podemos proporcionar aos alunos um contato com o ambiente de pesquisa universitário. Durante uma tarde, esses alunos tem a oportunidade de fazer uma 'pesquisa científica' para encontrar respostas às suas próprias indagações. Eles tem uma vaga idéia do que pode ser um micróbio, mas divergem entre si quanto a questões básicas desse mundo microscópico. Qual é a cor, o tamanho ou a forma de um micróbio? Eles são seres vivos? O que eles comem? Com essas e outras reflexões, os alunos são conduzidos a refletir e formular suas perguntas sobre os microorganismos, que serão respondidas ao longo da atividade. Dessa forma, as crianças podem perceber a relevância de uma pesquisa científica e do papel da Universidade em suas vidas", complementa Pedro. O projeto tratou de forma lúdica e prática temas sobre saúde e higiene, alimentação, e a importância de micro-organismos nas nossas vidas. As atividades duraram três horas e foram realizadas nas dependências do NUPEM-UFRJ (Polo Barreto).

micro4

Confira todo o passo-a-passo do projeto: um curto bate-papo inicial sobre o "Mundo Invisível" dos micróbios, seguido de uma atividade prática de coleta e observação de micro-organismos não patogênicos em laboratório, um lanche com alimentos que tenham atividade microbiológica em seu preparo (pão, iogurte, etc.), e encerramento com atividade artística que incluiu desenho, pintura e confecção de 'micróbios' com técnica de bonecos sensoriais feitos com bexiga e farinha. Ao final da atividade, brindes feitos com feltro em diferentes formas de microorganismos foram distribuídos aos alunos.

micro1

O projeto também tem por objetivo específico a produção de duas cartilhas: uma cartilha educativa para crianças de 8 a 10 anos sobre higiene pessoal e a importância dos 'micróbios' nas nossas vidas, e uma cartilha direcionada aos professores da rede municipal, sugerindo como abordar assuntos relacionados ao 'Mundo Invisível' dos microorganismos.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER TODA A GALERIA DE FOTOS!

Texto: Pedro Hollanda Carvalho

1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27