Novas aquisições da Biblioteca Professor Anísio Teixeira

O NUPEM/UFRJ  tem o prazer de divulgar suas novas aquisições, já disponíveis para consulta e empréstimos!

acervo1

"A Visão Binocular dos Guarani Mbya: Ortóptica, Oralidade e Letramento"

"Viviam Secin nos chama a atenção para outra questão: a diversidade visual. A leitura exige um controle binocular hiperespecializado, e a autora, que é doutora em educação e ortoptista, estudou a diversidade do olhar. Pesquisou índios de cultura predominantemente oral e universitários não indígenas de cultura predominantemente letrada. Observou que o primeiro grupo empregava mais o campo binocular periférico, enquanto o segundo usava predominantemente o campo binocular central. Essa diferença visual que impacta quem sai do mundo da oralidade para o da escrita é por muitos considerada uma deficiência, mas Viviam Secin suspeitou da interferência de fatores ambientais e culturais no processo de desenvolvimento visual.” ( Professor José Ribamar Bessa Freire / UNI-Rio e Coordenador do PROINDIO/UERJ)

acervo2

"Fisiologia Animal - Mecanismos e Adaptações"

“As Idéias desenvolvidas no texto são iluminadas e argumentadas pelo uso liberal de ilustrações e legendas de figuras. Pela primeira vez, desenhos completamente coloridos foram adicionados, criando um programa de alta qualidade visual para ajudar a motivar os estudantes.  Destaques fornecem informações aprofundadas sobre os experimentos e os indivíduos, associados com avanços importantes no assunto, a derivação de algumas equações ou, simplesmente, conhecimento histórico sobre um tópico em discussão.” (Sinopse da Editora)

acervo3

"Fishes of the Southern Ocean"

Esta obra Editada por Ofer Gon e Phillip C. Heemstra (1990), fornece relatos da taxonomia, biologia e distribuição de todos os peixes antárticos. 'Peixes do Oceano Austral' . Com ilustrações de David P. Voorvelt, este livro é uma iobra de grande valor para cientistas antárticos, gestores de recursos e estudantes e professores interessados em conservação e biodiversidade.

Cada dia mais e mais obras estão sendo clolocadas à disposição do pública. Venha nos visitar.

A Biblioteca Professor Anísio Teixeira / NUPEM/UFRJ tem a satisfação em receber todos da comunidade escolar

UFRJ NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé