Copa Zico revela talentos dos alunos da Escolinha de Futebol Barreto-NUPEM/UFRJ

Alunos foram escolhidos para treinar em grandes clubes! Confira o relato do treinador e idealizador do projeto, Renato Cabral.

A Copa Zico é uma competição organizada pelo  próprio ex-jogador no intuito de promover o esporte como fator essencial para o desenvolvimento e a inclusão social de jovens atletas, gerando mais oportunidades para que novos talentos possam ter acesso aos grandes incentivadores - os grandes clubes de futebol.

Esse ano foi um ano bem atípico para nós, da Escolinha de Futebol Barreto-NUPEM/UFRJ. Desde 2015, nós sempre conseguimos classificar a equipe sub 15 para as próximas fases da Copa Zico, mas esse ano não deu certo. Não fomos bem sucedidos como nos outros dois anos anteriores em relação ao sub 15 -  uma equipe que prometia ser gigante, mas  fez uma campanha tímida,  que culminou  em sua eliminação precoce do torneio.

Tivemos outros feitos, porém: pela primeira vez, classificamos o sub 17 para a segunda fase da Copa, chegando à semifinal e ficando com o terceiro lugar! No primeiro jogo,  vencemos por 1 x 0 o time Emerencia; no segundo jogo, o time de Angra dos Reis (campeão de 2017)  venceu por 3 x 2 -  nesta partida não foram poucas as adversidades,  pois além de termos caído num grupo difícil, (considerado pelos próprios organizadores de grupo da morte), jogamos contra o Angra desde a metade do 1° tempo com um homem a menos dentro de campo;  e no terceiro jogo vencemos o Boa Vista por  1 x 0. Somamos 6 pontos no grupo e  classificamos pela primeira vez o sub 17 para a segunda fase da competição.

A classificação do Sub 17 para a segunda fase da competição já seria suficiente, um feito inédito para nós,  mas queríamos e podíamos ir além.  Fomos buscar a vitória, que chegou nos pênaltis após um empate  por  0 x 0 com o  Nova Opção no tempo regulamentar. Em uma disputa emocionante, vencemos por 4 x 1! Seguimos, então, para as semifinais. Em um  jogo decidido nos detalhes -  já que  as duas equipes jogaram abertamente, com chances de gols para os ambos os lados -, em uma cobrança de bola parada, faltando 5 minutos para o término da partida, o time adversário fez o gol que nos eliminou da grande final,  infelizmente.

Muito embora não tenhamos ficado plenamente satisfeitos com nossos resultados na edição 2018 da Copa Zico, tivemos o privilégio de ter uma das maiores atrações da Copa na categoria sub 15: o atleta Tavam Júnior, do Barreto- Nupem/UFRJ, foi escolhido por um dos agentes FIFA para  jogar no clube Corinthians Paulista.

copa2018talentosTavam

Isso é mais um grande feito desse projeto social que há anos vem despontando talentos para o Brasil e o exterior, como no caso do gaúcho meio-campo que na edição da Copa Zico 2015 foi contratado para jogar no Orlando city – USA.

copatalentosorlando

Temos muitos outros atletas que despontaram para outras equipes, como o caso do jogador Gabriel. Ele disputou no ano passado a Copa Zico conosco e foi observado pelo olheiro do Vasco da Gama que o levou para São Januário jogar na base do Vasco da Gama

copa2018talentosgabrielnupemcopa2018talentosgabrielvasco

O Caique que disputou no ano passado conosco, por exemplo, foi para o Tigres do Brasil.

copa2018talentosCaique

Somos heróis pelo nosso desempenho, pela nossa luta, por tudo o que esse projeto social tem feito ao longo desses 5 anos para com esses meninos e para  a sociedade,  dando a eles valores morais, éticos e sociais, criando novas perspectivas de crescimento, gerando oportunidades. Isso não tem preço! Rompemos os muros e criamos pontes com a sociedade para quem sabe assim possamos continuar estimulando e construindo um Brasil com mais oportunidades, com desenvolvimento socioambiental sustentável e com equidade social.

Renato Cabral.

UFRJ NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé