Processo Seletivo do Projeto Na Minha Escola tem Universitários 2018

O referido projeto está cadastrado e recomendado no Sigproj, contando com a carga horária devida para Extensão.

SELEÇÃO DE GRADUANDOS PROJETO NA MINHA ESCOLA TEM UNIVERSITÁRIOS 2018 – UNIDADE MACAÉ

A Unidade Macaé torna pública a abertura de processo seletivo para o preenchimento de vagas para graduandos dos cursos oferecidos pela UFRJ Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira para participação no Projeto Na Minha Escola tem Universitários para o ano de 2018.

1 - Dos objetivos

1.1. Objetivo geral :

O Projeto Na Minha Escola tem Universitários objetiva contribuir para a melhoria da educação básica compartilhando saberes entre a comunidade escolar e o corpo discente, docente e técnico administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

1.2. Objetivos específicos:

 Fomentar a aproximação entre os acadêmicos e a comunidade visando à melhoria do ensino público;

 Aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos da rede estadual abordando conteúdos considerados pela comunidade escolar como de maior grau de dificuldade;  Reduzir a evasão causada pela falta de estímulo dos alunos em defasagem escolar;

 Ampliar as oportunidades de ensino-aprendizagem e, consequentemente, favorecer o ingresso de alunos locais nas instituições de Ensino Superior localizadas no município;  Estimular os estudos, os projetos de pesquisa e de extensão universitária a partir da inserção acadêmica no cotidiano da sociedade;

 Favorecer a adaptação de graduandos oriundos de diferentes cidades e regiões brasileiras, a partir da convivência e aprendizagem com moradores nativos;

 Possibilitar aos graduandos o aproveitamento de horas de participação nas atividades no Projeto Na Minha Escola tem Universitários nos 10% de atividades de extensão previstas como obrigatórias para todos os cursos de graduação da UFRJ, de acordo com as regras próprias do curso de graduação.

2. Dos Universitários

2.1 O universitário tem como atribuição auxiliar os alunos individualmente ou em grupos, preferencialmente em sala de aula, no horário da disciplina para a qual foi selecionado.

2.2 A intervenção do universitário não intenciona reduzir-se a um trabalho de reforço escolar, mas também de colaboração junto aos docentes, introduzindo novas metodologias, caminhos a conteúdos do currículo escolar que geralmente apresentam um histórico de difícil abordagem e aprendizado aos alunos.

2.3 As atividades dos universitários não serão remuneradas e não constituirão emprego ou cargo, nem representarão vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade ou a Rede Pública de Ensino.

2.4 A carga horária semanal será de 10h (dez horas), sendo 6h (seis horas) de planejamento e reuniões de orientação e 4h (quatro horas de efetivas atividades em sala de aula.)

2.5 O Universitário deverá atuar com o Docente em sala de aula e não poderá substituí- lo.

2.6 O Universitário deverá cumprir com o calendário proposto com reuniões com professores universitários orientadores, reuniões com a equipe de coordenação do projeto e presença semanal na escola pública estadual, nas aulas da disciplina para a qual se inscreveu no processo seletivo.

2.7 O Universitário poderá utilizar a carga horária obtida na atividade através de declaração fornecida pela Coordenação do Projeto, nos 10% de atividades de extensão previstas como obrigatórias para os cursos de graduação da UFRJ (de acordo com as regras próprias do curso.) 1

2.8 Ao final do período letivo, o monitor apresentará relatório descritivo das atividades desempenhadas com avaliação de sua inserção no Projeto para a Equipe de Ensino e Integração Acadêmica com cópia para o professor orientador.

2.9 Sabendo que a seleção dar-se-á segundo normas divulgadas no documento de seleção dos universitários e que a participação do universitário às atividades não constitui vínculo empregatício nem com fins para recebimento de bolsa, tratando-se assim de participação em um projeto extensionista de forma voluntária.

CLIQUE AQUI E LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA.

UFRJ NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé