Laboratório Integrado de Bioquímica

IMAGEM LABORATÓRIO

Nome do Coordenador: Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes

Docentes que atuam no laboratório: Dra. Flávia Borges Mury, Dr. José Luciano Nepomuceno da Silva, Dr. José Roberto da Silva, Dr. Eldo Campos, Dr. Leonardo Araujo de Abreu e

Nº alunos de graduação: 7 alunos

Nº alunos de mestrado: 6 alunos

Nº alunos de doutorado: 3 alunos

Técnicos que atuam no laboratório: José de Souza Lima Junior

Principais equipamentos utilizados no Laboratório: NanoDrop 2000C, Ultracentrifuga, Espectrofotômetro, Destilador e Deionizador de água, Centrífuga de bancada, Incubadora Shaker Refrigerada.

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

• Metabolismo de Artrópodes
  • Busca de novos fármacos contra artrópodes vetores de doenças
  • Estudo de Toxicologia em embriões de peixes
  • Biologia Celular e Molecular de Parasitos; Caracterização funcional do gene TcRlp, um possível ortólogo do proto-oncogene Ras em Trypanosoma cruzi.
  • Detoxificação de heme no intestino médio deRhodnius prolixus; hemozoínas, membranas perimicrovilares.
  • Bioquímica e Fisiologia de Insetos; Estudo da ploriferação e diferenciação celular de Tribolium castaneum e Rhodnius prolixius.
  • Bioenergética mitocondrial e metabolismo de artrópodes vetores.
  • A busca por novos alvos de estudo e controle do carrapato bovino Rhipicephalus microplus, a partir das correlações entre vias de sinalização celular e o metabolismo energético na embriogênese.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19