Laboratório Integrado de Morfologia

Nome do Coordenador: Dra. Cíntia Monteiro de Barros

Email do Coordenador:

Docentes que atuam no laboratório: Dra. Rosane Aparecida Ribeiro, Dra. Helene Nara Henriques Blanc, Dra. Cíntia Monteiro de Barros, Dr. Alexandre de Azevedo, Dr. Celso Luis Ribeiro Belmiro.

Nº alunos de graduação: 22

Nº alunos de mestrado: 6

Nº alunos de doutorado: 4

Técnicos que atuam no laboratório: Juliana do Nascimento da Silva

Principais equipamentos utilizados no Laboratório: Estufa para inclusão de tecidos para avaliação histológica, micrótomo, ultramicrótomo, criostato, fotodocumentador para western blot, lupas, microscópios opticos, etc.

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

• Efeito do uso de hormônios esteroides sexuais em órgãos-alvo de fêmeas de roedores.
  • Morfologia de invertebrados e bioquímica de carboidratos. Aspectos comparados do sistema imunológico de invertebrados, neuro-imune regulação em ascídias, neuro-regeneração e bioindicadores marinhos de poluição ambiental.
  • Fisiologia endócrina e metabólica, investigando: a regulação da secreção e ação da insulina e glucagon por aminoácidos; a fisiopatologia da obesidade, pré- e diabetes; e alternativas de prevenção e terapêutica para essas alterações metabólicas.
  • Bioquímica com ênfase em Glicobiologia da Inflamação; Glicosaminoglicanos; Matriz extracelular; Proteoglicanos; Glicobiologia da Inflamação; Doença Inflamatória Intestinal/ Doença de Crohn; Imunologia.

Outras informações relevantes: Laboratório Integrado no qual são desenvolvidos projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses de alunos do Nupem/UFRJ.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22