Laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais

IMAGEM LABORATÓRIO

Nome do Coordenador: Dr. Jackson de Souza Menezes, Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, Dra. Natalia Martins Feitosa

Email do Coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Docentes que atuam no laboratório: Dr. Jackson de Souza Menezes, Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, Dra. Natalia Martins Feitosa, Dra. Daiana Vieira Lopes, Dra. Raquel Gestinari, Dra. Analy Machado de Oliveira Leite

Nº alunos de graduação: 2 (prof Rodrigo) + 4 (prof. Jackson) + 1 (prof. Natália)

Nº alunos de mestrado: 7 (prof Rodrigo) + 3 (prof. Jackson)

Nº alunos de doutorado: 1 (prof Rodrigo) + 3 (prof. Jackson)

Técnicos que atuam no laboratório: Paula Veronesi Marinho Pontes

Principais equipamentos utilizados no Laboratório: Sequenciador de DNA MiSeq (Ilumina), PCR em tempo real;

O laboratório possui os seguintes ambientes:

1) Unidade de Gnômica Funcional - contém um sequenciador em larga escala MiSeq (Illumina), termo-ciclador em tempo real StepOne Plus (Life Technologies), termo-ciclador convencional, fluorímetro para quantificação de ácidos nucléicos Qubit (Life Technologies).

2) Laboratório com 1 bancada central e 3 laterais e área de lavagem- contém 1 banho-maria, 1 bloco aquecedor, 1 homogeneizador de tecidos tipo Turrax, balanças, 1 pHmetro, 1 placa agitadora com aquecimento, 1 analisador bioquímico Thermoplate, 1 osmômetro VaproPressure, 1 puller para fabricação de micropipetas, 1 microinjetor para embriões ou óvulos, 1 microscópio de campo claro, 3 microscópios estereoscópios, 1 transluminador branco, 1 forno microondas, 1 estufa de secagem de material, 1 capela de exaustão de gases, 1 microcentrífuga refrigerada, 1 capela de contenção para manipulação de ácidos nucléicos, 1 sistema de eletroforese vertical para gel de poliacrilamida, 1 sistema de transferência tipo tanque para Western Blot, 1 fonte alimentadora para eletroforese, 5 jogos de micropipetas de volume variável, 2 centrífugas tipo Spin, 2 agitadores tipo vortex, 2 freezers horizontais, 2 refrigeradores duplex, 2 estufas BOD, 1 bomba de vácuo, 1 sistema de filtração de soluções e 1 destilador de água.

3) Sala de cultura de células: contém um agitador magnético com aquecimento, 1 pHmetro, 1 microscópio invertido com contraste de fase, 1 banho-maria, 1 estufa com atmosfera de CO2, 1 capela de fluxo laminar, 1 bomba de vácuo, 1 galão criogênico de 20L, 1 galão criogênico de 60L, 1 refrigerador duplex.

Agências de Fomento: FAPERJ, CNPQ, CAPES, FUNEMAC.

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

• Biologia do desenvolvimento e ecotoxicologia morfogenética
  • Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo), Embriologia Comparada de Invertebrados, Biologia Molecular e Celular.
  • Fisiologia Renal com enfâse em: modulação de transportadores renais por hormônios; Terapia celular em modelos animais de insuficiência renal; Bioengenharia renal; Função renal em roedores silvestres (Cerradomys goytaca); Adaptações da função renal em atletas; Mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a gênese da proteinúria; Efeitos de cianotoxinas na função renal.

Outras informações relevantes:

O laboratório tem diversas parcerias com escolas da rede pública de ensino oferecendo formação continuada aos professores.

Atuação em questões ambientais relacionadas a caracterização de microbiota de corpos hídricos.

Atua na produção de conhecimento de diversas doenças que acometem a saúde humana e animal.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12