PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO (PPG-ProASD)

Conheça o novo Programa de Pós-Graduação do Instituto NUPEM/UFRJ!

 

 

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), em Nível Mestrado Profissional, é credenciado pela CAPES com conceito 4. O curso irá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2019, e está vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). O PPG-ProASD tem como o principal objetivo qualificar profissionais graduados que estão, preferencialmente, inseridos no mercado de trabalho, e que queiram aplicar o método científico através de uma abordagem multidisciplinar na área de Ciências Ambientais, na proposição de soluções de questões relacionadas a Educação, Saúde e Meio Ambiente. Com essa formação nas áreas de interesse podermos habilitar a prática profissional avançada e transformadora que contribua para desenvolvimento sustentável da região Norte Fluminense e de outras regiões. Uma ênfase do PPG-ProASD é a interação com instituições e órgãos públicos, empresas e sociedade de uma maneira geral, visando o desenvolvimento social e econômico da região. Para isso, os Mestres formados pelo PPG-ProASD deverão compreender de maneira integrada e ampla o ambiente e a sociedade, aperfeiçoando as competências necessárias para a análise e a solução de problemas regionais e globais através de metodologias embasadas em técnicas de medição, inovação, análise de dados e construção de mecanismos científicos aplicados aos problemas propostos. O público alvo são profissionais graduados nas áreas de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias ou qualquer área do conhecimento que tenha afinidade de interesse com a temática central do curso.

 

Área de concentração: Inovação em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento

         Os principais focos de atuação do Mestrado Profissional PPG-ProASD são: gerar conhecimento técnico, inovação, processos aplicados aos setores de saúde, meio ambiente e educação. O cenário atual mundial e do Brasil é complexo e exige que a base de construção de uma sociedade seja focada no ensino qualificado e no desenvolvimento de processos mais eficientes para o cuidado humano integrando sustentabilidade ambiental, desenvolvimento tecnológico e qualificação profissional, sendo os setores de saúde, educação e meio ambiente profundamente modificados por essa realidade inovadora. A área de concentração proposta tem como característica a articulação entre pesquisa e produção científica e técnica, buscando incluir a experiência profissional dos alunos as demandas da sociedade. Os docentes que compõem a proposta formam uma equipe de biólogos, químicos, físicos, profissionais da saúde e da educação, promovendo a construção efetiva da interdisciplinaridade na equipe.

 LINHAS DE ATUAÇÃO

 

  1. Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

 Nesta linha de atuação propõem-se elaborar técnicas inovadoras nas metodologias e nos produtos para ensino das ciências ambientais, nos diversos níveis de educação. Compromete-se em conceber processos educativos que possibilitem o uso de ferramentas inovadoras e a sustentabilidade como mecanismos de melhoria de qualidade da educação científica, dado os paradigmas tecnológicos e de comunicação conhecidos nos dias de hoje. Nessa linha de atuação o principal foco são os profissionais da educação da rede pública e privada, dando a eles uma visão das aplicações de diferentes métodos para a melhoria do ensino em um contexto moderno, produzindo um diferencial na formação dos discentes. Aqui destacar-se-á a criação de hardwares, softwares, cartilhas, jogos, modelos de ensino, protocolos de aulas práticas, coleções, guias de aulas de campo, etc, que visem a melhoria da qualidade do ensino e do bem-estar dos alunos.

  1. Inovação em processos aplicados à saúde

A presente linha de atuação busca articular contribuições para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que tenham sua etiologia relacionada com modificações do ambiente, incluindo contaminação de corpos hídricos, poluição do ar, contaminação de alimentos de origem vegetal e animal, zoonoses etc. Para isso será utilizada uma abordagem multiprofissional e ações interdisciplinares que permitam o desenvolvimento de novos produtos e processos capazes de gerar melhorias nos serviços de saúde em todos os níveis de atenção. Aqui destaca-se a criação de kits de diagnóstico rápido, novos protocolos de controle de vetores de zoonoses, novos métodos de controle de parasitoses, estabelecer padrões de poluição do ar e água que tenham maior aplicabilidade a população local, novos métodos de monitoramento da população para detectar contaminações por agrotóxicos, pesticidas e disrruptores endócrinos etc.

  1. Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental.

A presente linha de atuação tem como objetivo tratar as questões socioambientais visando o desenvolvimento de técnicas, metodologias e processos capazes de promover a recuperação de ecossistemas degradados e mitigar impactos ambientais promovidos pela transformação urbana. Além de propor novas estratégias de conservação, manejo, avaliação e monitoramento dos ecossistemas promovendo metodologias de treinamento para profissionais que atuam nessas áreas da sociedade. De uma forma mais abrangente, quer-se criar um ambiente no qual se associa tecnologia, método e bem-estar social através de uma formação técnica sólida do ingressante que atua nessa linha de atuação. Aqui destaca-se a criação de planos de recuperação de área degrada levando em consideração a realidade local, tecnologias que possam melhorar a qualidade do tratamento de efluentes sanitários, tecnologias de recuperação de mata ciliar ao longo do rio Macaé, novas metodologias com alta eficiência e baixo custo para o monitoramento constante dos níveis de poluição do ar, da água e solo, etc.

 

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Profissional  em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento -  Turma de 2019 - NOVO!

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 03 a 25 de junho de 2019, as inscrições para a seleção ao curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, turma de 2019, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas no edital abaixo. 

Dos candidatos aptos a se inscreverem no processo seletivo: para se inscreverem no mestrado profissional, o candidato deve ser portador de diploma de curso de graduação de uma instituição oficial de ensino superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (MEC) ou estrangeira; ou apresentar documento oficial comprobatório da instituição de ensino superior atestando a previsão da colação de grau até o início de agosto de 2019. Os candidatos devem entrar em contato previamente com possíveis orientadores (lista de orientadores está disponível  abaixo), visando a elaboração do projeto de pesquisa, que é documento essencial para a inscrição no processo de seleção. Os candidatos devem estar cientes que as atividades formativas necessárias para o curso, como o cumprimento de créditos obrigatórios, serão realizadas às terças e/ou quintas-feiras, no horário das 18 às 21 h.

Do número de vagas:  Serão destinadas 28 vagas regulares para esta seleção. Destas, 9 vagas serão destinadas a profissionais da rede pública de ensino fundamental e médio.

- Além das vagas regulares, até 2 vagas poderão ser ofertadas para servidores da UFRJ, através do Programa de Qualificação Institucional da UFRJ (Portaria nº7555, de 29 de agosto de 2017), dependendo da oferta disponibilizada ao PPGProASD pela PR-2.

- Atendendo a Resolução CEPG No 03, de 23 de outubro de 2018, serãooferecidas até duas (2) cotas de vagas dentre as vagas regulares para negros(pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência que se manifestarem claramente favoráveis à possibilidade de uso destas cotas (Anexo 1).

 - Cada docente credenciado no Programa poderá assinar a carta de aceite para, no máximo, três candidatos, incluindo servidores vinculados ao PQI/UFRJ.

 

Inscrições: de 03 de junho a 25 de junho de 2019

 

O EDITAL ESTÁ DISPONÍVEL NA ÍNTEGRA AQUI.

 

Os formulários do Edital em formato digitável podem ser encontrados aqui.

 

 

DOCENTES

 

Analy Machado de Oliveira Leite

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Tecnologia e Microbiologia de alimentos; Ecologia Microbiana

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2481332921510340

 

Carlos Alberto de Moura Barboza

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Ecologia Marinha e Impactos em Ambientes Costeiros

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3629226944950076


 

Daniel Basílio Zandonadi

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Sistemas orgânicos de produção

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3660503715109916

Danielle da Silveira dos Santos Martins

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Biotecnologia com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, desenvolvimento de processos visando à produção de biocombustíveis, tratamento de resíduos e efluentes industriais

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9231270931245394

Elane da Silva Ribeiro

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia Vegetal

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7525313642820015

Eldo Campos

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Entomologia veterinária, médica e agrícola.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8655706520516310

Flávia Borges Mury

Linha de atuação no programa: Abordagens Inovadoras para o ensino de ciências ambientais; Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Entolmologia de Rhodnius prolixus (Doença de Chagas)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7900991339332866

Francisco de Assis Esteves

Linha de atuação no programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Ecologia de Lagoas costeiras, com ênfase em avaliação do impacto ambiental e propostas mitigadoras; Estudos Ecológicos do Lago Batata e Igarapés sob influência de atividades de Mineração de Bauxita; Ecologia de Lagoas Costeiras

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635523086396765

 

Giuliana Franco Leal

Linha de atuação no programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Sociedade, ambiente e trabalho; Configurações e reconfigurações de laços sociais de trabalhadores qualificados migrantes em Macaé (RJ): flexibilidade e pertencimentos na modernidade avançada

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9111235010629776

Glaucia Valente Valadares

Linha de atuação no programa: Inovação em processos aplicados à saúde / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Pesquisa integrada em saúde; Pesquisa sobre fundamentos do cuidado de enfermagem

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884598858804696

 

Henrique Fragoso dos Santos

Linha de atuação no programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Ecologia Microbiana Molecular, Microbiologia Marinha e Biorremediação

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6070374339833433

Helene Nara Henriques Blanc

Linha de atuação no programa: Abordagens Invoadoras para o ensino de ciências ambientais / Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Avaliação morfológica/histológica dos efeitos de disruptores endócrinos

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7109489856293054

Jackson de Souza Menezes

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Fisiologia renal, Expressão de canais iônicos ao longo do nefron; Terapia celular em modelos animais de insuficiência renal; Papel de canais cloreto na função de células beta pancreática

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1039954814307345

José Luciano Nepomuceno da Silva

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Biologia Celular e Molecular de Parasitos; Caracterização funcional do gene TcRlp, um possível ortólogo do proto-oncogene Ras em Trypanosoma cruzi

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5911558459115933

 

 

Leonardo Araújo de Abreu

Linha de atuação no programa: Inovação em processos aplicados à saúde / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: embriogênese, sinalização celular, cultura de células de carrapato, proteínas quinases e metabolismo

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767582E4

 

Maira Regina Rodrigues Magini

Linha de atuação do programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: em experiência em Físico-Química e suas aplicações em biotecnologia, novos materiais aplicados à indústria farmacêutica e materiais poliméricos em aplicações biomédicas.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1796634863495672

 

Magdalena Nascimento Rennó

Linha de atuação o programa: Inovação em processos aplicados à saúde / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: utilização de medicamentos, adesão à terapia medicamentosa por pacientes hipertensos, estudo farmacológico e fitoquímico de produtos naturais, expressão e purificação de proteínas, cinética enzimática, estudos de interações enzima-ligante através de métodos espectroscópicos e modelagem molecular

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7848533146975600

 

Marcio Magini

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: tua em pesquisas na área de processamento de sinais biológicos, análise de padrões em biociências e modelos matemáticos aplicados à Bioengenharia e uso de ferramentas como Wavelets, Fourier e análise espectral.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9697265373144215

 

Mário Sérgio Schultz

Linha de atuação do programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Química Inorgânica; desenvolvimento de fármacos inorgânicos, catálise homogênea, cinética, determinação estrutural de compostos de coordenação e organometálicos

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1042173348063662

 

Maurício Mussi Molisani

Linha de atuação do programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Avaliação de impacto ambiental, monitoramento ambiental, biogeoquímica de ambientes aquáticos, divulgação científica,

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5398747312208133

Natália Martins Feitosa

Linha de atuação no programa: Inovação em processos aplicados à saúde / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Biologia do desenvolvimento e ecotoxicologia morfogenética

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0947218221579614

Nelilma Correia Romeiro

Linha de atuação no programa: Inovação em processos aplicados à saúde / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Modelagem Molecular de Biorreceptores e Potenciais Fármacos Obtidos de Produtos Naturais e Síntese Orgânica. Modelagem Molecular relacionada a Tripanossomoses e Retrovírus

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5103876509322346

Pablo Gonçalves Rodrigues

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Especiação, Sistemática e Biogeografia de mamíferos.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5388683684010000

 

Pedro Hollanda Carvalho

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Sistemática molecular, filogeografia, análises populacionais, genética pesqueira e forense, curadoria de coleções e taxonomia de peixes.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551567862449740

Petter Franco Entringer

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Inovação em processos para prevenção e diagnóstico aplicado à saúde

Linha de pesquisa: Bioquímica e biologia molecular de leishmanias e insetos vetores, atuando nos temas de mediadores lipídicos da inflamação, metabolismo de lipídios e lipoproteínas

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2432930573214858

Rafael Nogueira Costa

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental

Linha de pesquisa: Implementação local das políticas públicas nacionais de meio ambiente e educação ambiental. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3549398535970321

 

 

Raquel de Souza Gestinari

Linha de atuação no programa: Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais / Inovação em processos aplicados à saúde

Linha de pesquisa: Análise de Marcadores Genéticos relacionados à Doenças Humanas de Herança Complexa (Genética Humana)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2907440688735340

 

Rodrigo Lemes Martins

Linha de atuação no programa: Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental / Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Linha de pesquisa: Biologia Floral, Ecologia Evolutiva, Comportamento e Conservação.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9380597318217382

 

DISCIPLINAS

Um elenco de disciplinas integradoras de áreas distintas do conhecimento, como a Biologia e suas inúmeras subdivisões, a Química Ambiental, as Geociências, Ciências Sociais, Ciências Exatas, Educação e Saúde, oferecerá uma formação ampla e integrada aos Mestres titulados no PPG-ProASD, que irão desenvolver e aprimorar suas competências por meio da incorporação do método científico, o habilitando para desempenhar sua atividade profissional de forma inovadora

 

Créditos Disciplinas: 24

 

Carga horária: 360h

 

Equivalência horas/crédito: 15h/1 crédito

 

Periodicidade de seleção: semestral

 

EDITAIS E SELEÇÕES

Confira o Edital Nº 188 referente à turma  2019/2 aqui.

 

Vagas por Seleção: 28 (com reserva de vagas de acordo com art. 16 do regulamento)

 

COORDENAÇÃO

Coordenador: Mauricio Mussi Molisani

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice-coordenador: Carlos Alberto de Moura Barboza

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comissão Deliberativa

Maurcio Mussi Molisani (Presidente)

Carlos Alberto de Moura Barboza (Vice-Presidente)

Jackson de Souza Menezes (Titular)

Pablo Rodrigues Gonçalves (Titular)

Giuliana Franco Leal (Titular)

Gláucia Valente Valadares (Suplente)

Mario Sergio Schultz (Suplente)

Peter Franco Entringer (Suplente)

Secretaria

Mirian de Oliveira Jovino da Silva

Horário de atendimento/Contato: Segunda à Sexta-feira, de 9h às 16h / Telefone: (22) 2141-3951 / Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ

Av. São José do Barreto 764 (atrás do Centro de Convenções), São José do Barreto, Macaé - RJ - CEP: 27965-045

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ