O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), também chamado de PROFÍS, é um programa em rede nacional de pós-graduação (strictu sensu) presencial, voltado para professores de Ensino Fundamental e Médio com ênfase em aspectos de conteúdo na área de Física.

O programa vem sendo desenvolvido numa parceria entre a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) e as diversas universidades espalhadas por todo o país, que sediam os polos presenciais onde os alunos cursam as disciplinas e desenvolvem suas dissertaçõee e em especial seus produtos educacionais. 

O início das atividades do MNPEF se deu em agosto de 2013 com 21 Polos e cerca de 300 mestrandos. Em 2015 chegou-se a 45 Polos e aproximadamente 750 mestrandos. Já em 2016, atingiu-se 61 Polos e quase 1500 estudantes. Acredita-se que as atividades do MNPEF impactem direta ou indiretamente mais de 1 milhão de alunos do ensino básico em todo o Brasil!

O polo UFRJ-Macaé iniciou as atividades em setembro de 2014 e estamos prestes a ter as primeiras defesas de dissertação. Para uma maior comodidade aos nossos alunos, que são professores ativos do ensino básico, nossas aulas ocorrem nas sextas-feiras (tarde e noite) e aos  sábados (manhã e tarde), com eventuais atividadades as quintas-feiras (previamente agendadas). Os mestrandos são  provenientes de Macaé mas também temos uma boa fração de alunos vindos de municípios próximos, como Rio das Ostras, Nova Friburgo, Cordeiro e Cabo Frio. Desta maneira acreditamos que o polo UFRJ-Macaé tenha uma importância regional significativa, promovendo a melhoria do ensino de física na região norte, noroeste e lagos do estado do Rio de Janeiro.

UFRJ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFRJ-Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ