Docentes

Andréa Souza

Profa. Dra. Andrea Luzia Ferreira de Souza

Linha de Pesquisa: Catálise com a utilização de microondas e ultrassom e síntese de compostos com potencial atividade biológica.
Angélica Soares

Profa. Dra. Angélica Ribeiro Soares

Linha de Pesquisa: Química de Produtos Naturais de Organismos Marinhos Marinhos e de Água Doce; Avaliação da Atividade Farmacológica dos Produtos Naturais de Organismos Aquáticos; Aspectos Fisiológicos e Ecológicos dos Produtos Naturais de Organismos Aquáticos.

Bartira Rossi  Profa. Dra. Bartira Rossi Bergmann

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento biotecnológico de vacinas  antileishmaniais de uso oral ou intranasal. Desenvolvimento de fármacos antileishmaniais para uso tópico e oral. Uso da nanotecnologia para aprimoramento de fármacos e vacinas. Investigação do mecanismo antianafilático do Kalanchoe pinnata.

Beatriz Ribeiro
Profa. Dra. Beatriz Gonçalves Ribeiro

Linha de Pesquisa: Bioquímica nutricional; Avaliação Nutricional de grupos populacionais; Nutrição, Fisiologia, Metabolismo e Bioquímica Aplicados ao Exercício Físico e ao Desempenho Humano.

Carlos Logullo

Prof. Dr. Carlos Jorge Logullo de Oliveira

Linha de Pesquisa: Aspectos Bioquímicos da Embriogênese de Artropodes, Sistemas moleculares e alvos terapêuticos.

Carlos Rangel RodriguesProf. Dr. Carlos Rangel Rodrigues

Linha de Pesquisa: Modelagem molecular, QSAR e estudos farmacocinéticos e toxicológicos in silico de compostos bioativos.

Chaquip Netto
 Prof. Dr. Chaquip Daher Netto

Linha de Pesquisa: Síntese de quinonas com ação antitumoral, antiparasitária e antimicrobiana, Identificação, planejamento, síntese, desenvolvimento e atividade biológica de produtos bioativos.

Cintia Barros

Profa. Dra. Cintia Monteiro de Barros

Linha de Pesquisa: Morfologia de Invertebrados e bioquímica de carboidratos; aspectos comparados do sistema imunológico de invertebrados; regulação neuro-imune em ascídias; neuro-regeneração.
Diego PaschoalProf. Dr. Diego Fernando da Silva Paschoal

Linha de Pesquisa: Química Teórica e Computacional no estudo de complexos de metais de transição (Tc, Ru, Pd, Ir, Pt, Au, etc) com potencial antitumoral e radioterapêutico, no cálculo de propriedades de Ressonância Magnética Nuclear, etc.

Edison Carvalho
Prof. Dr. Edison Luis Santana Carvalho

Linha de Pesquisa: Identificação, planejamento, síntese, desenvolvimento e atividade biológica de produtos bioativos, Desenvolvimento de Sistemas Coloidais para administração de moléculas de origem vegetal em mucosas.

Eldo Campos
Prof. Dr. Eldo Campos

Linha de Pesquisa: Sistemas moleculares e alvos terapêuticos, Bioenergética Mitocondrial de Artrópodes.

Ivana LealProfa. Dra. Ivana Correa Ramos Leal

Linha de Pesquisa:  Plantas medicinais brasileiras com atividade antimicrobiana, bactérias hospitalares multirresistentes, biocatálise enzimática, reações químicas e extrações em reator de micro-ondas, metodologias analíticas.

Jackson Menezes
Prof. Dr. Jackson de Souza Menezes

Linha de Pesquisa: Expressão de canais iônicos ao longo do nefron, Bioengenharia tecidual, Nefrotoxicologia, Fisiologia renal de roedores silvestres e Fisiologia animal comparada.
Joao Wanderley
Prof. Dr. João Luiz Mendes Wanderley

Linha de Pesquisa: Imunoparasitologia, atuando principalmente em doenças infecciosas, regulação da imunidade inata, morte celular e inflamação.
Prof Jorge Moraes

Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes

Linha de Pesquisa: Caracterização Estrutural e Funcional de Alvos Moleculares para Desenvolvimento de Compostos Bioativos contra o Carrapato Rhipicephalus microplus
Prof. Jose Roberto

Prof. Dr. José Roberto da Silva

Linha de Pesquisa:  Bioquímica e Fisiologia de Insetos; Estudo da ploriferação e diferenciação celular de Tribolium castaneum e Rhodnius prolixius.
Juliana Montani

Profa. Dra. Juliana Montani Raimundo

Linha de Pesquisa:  Avaliação farmacológica de produtos bioativos no músculo liso vascular. Novas estratégias para a prevenção e/ou tratamento para disfunção vascular relacionada a obesidade e ao diabetes mellitus.

Leonardo Cinelli

Prof. Dr. Leonardo Paes Cinelli

Linha de Pesquisa:  Aspectos celulares e bioquímicos envolvidos no processo de fertilização de invertebrados marinhos, Estudo do processo de biossíntese de polissacarídeos sulfatados, Efeitos biológicos de polissacarídeos sulfatados, Estrutura de polissacarídeos sulfatados de origem marinha, Sinalização celular no processo de reação acrossômica de ouriços-do-mar.

Magdalena Renno

Profa. Dra. Magdalena Nascimento Rennó

Linha de Pesquisa: Espectrometria. Avaliação da atividade de compostos bioativos de origem natural ou sintética como anticâncer, antiparasitário ou para doenças neurodegenerativas e outras enfermidadades. Estudos de inibidores enzimáticos usando a modelagem molecular. Uso racional de medicamentos.

Maximiliano Sangoi

Prof. Dr. Maximiliano da Silva Sangoi

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos e bioanalíticos por cromatografia líquida, eletroforese capilar e espectrometria de massas para estudos de bioequivalência e controle da qualidade de medicamentos, com ênfase na identificação de produtos de degradação.

Profa. Dra. Michelle Frazão Muzitano

Michelle Muzitano

Linha de Pesquisa: Estudo das Espécies Vegetais da Restinga de Jurubatiba (Macaé-RJ) como Fonte de Novos Fármacos Antimicobacterianos. Espécies Vegetais da Restinga de Jurubatiba (Macaé-RJ) como Fonte de Novos Fármacos Vasodilatadores. Estudo das atividades antimicobacteriana e anti-inflamatória de produtos naturais e seus análogos visando o tratamento dual da tuberculose severa.

legenda fotoProf. Dr. Paulo de Assis Melo

Linha de Pesquisa:  Pancreatite Aguda Experimental e Agentes e/ou Substâncias Terapêuticas. Farmacologia das Toxinas e Substâncias Antagonistas

Paulo Roberto Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa

Linha de Pesquisa:  Planejamento e síntese de substâncias citotóxicas com potencial ação anticâncer, antiviral e antiparasitária. Planejamento e síntese de inibidores de fosfolipases e proteases. Estudo de substâncias com potencial ação antiofídica, antiinflamatória e citoprotetora. Planejamento e síntese de armadilhadores de radicais livres. Estudo de substâncias com potencial ação citoprotetora e antiinflamatória. Desenvolvimento de novas estratégias sintéticas para a obtenção de substâncias bioativas. Planejamento e síntese de inibidores enzimáticos: NS5B (RNA-polimerase, hepatite C) e NH (nucleosídeo-hidrolase, Leishmanis sp.). Planejamento e síntese de substâncias com potencial ação no sistema nervoso central.

Profa. Nelilma

Profa. Dra. Nelilma Correia Romeiro

Linha de Pesquisa: Estudos de Quimiogenômica e Modelagem Molecular de Bioreceptores e Potenciais Fármacos Obtidos de Produtos Naturais e Síntese Orgânica.

prof Paula Alvarez

Profa. Dra. Paula Alvarez Abreu

Linha de Pesquisa:  Modelagem molecular no estudo de alvos terapêuticos e planejamento de fármacos. Testes de atividade antifúngica e antibacteriana de novos derivados sintéticos.

Rodrigo Fonseca

Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca

Linha de Pesquisa: Biologia molecular, Silenciamento gênico, Genômica Funcional, Identificação de alvos para desenvolvimento de fármacos.

Contato: rnfonsecaarrobamacae.ufrj.br
Currículo Lattes, Página Pessoal, Blog Evo-Devo

foto nupem 2

Profa. Dra. Rosane Aparecida Ribeiro

Linha de Pesquisa: Regulação da função pancreática endócrina por aminoácidos. Regulação da secreção e ação da insulina e do glucagon na obesidade e diabetes. Suplementação com aminoácidos como alternativa ao tratamento da obesidade e diabetes.

Contato:  rosaneribeirobioarrobamacae.ufrj.br

Thiago Barth

Prof. Dr. Thiago Barth

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de métodos cromatográficos (HPLC e GC) aquirais e enantiosseletivos para análise de produtos naturais e sintéticos bioativos e seus metabólitos para aplicação em estudos de metabolismo com microssomas hepáticos e biotransformação por fungos.

Thiago Alvares

Prof. Dr. Thiago da Silveira Alvares

Linha de Pesquisa: Identificação de compostos bioativos em alimentos e a avaliação dos efeitos do consumo destes compostos sobre parâmetros bioquímicos e fisiológicos em humanos, com ênfase no sistema cardiovascular e desempenho humano.

UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências