Docentes

Angélica Soares

Profa. Dra. Angélica Ribeiro Soares

Linha de Pesquisa: Química de Produtos Naturais de Organismos Marinhos Marinhos e de Água Doce; Avaliação da Atividade Farmacológica dos Produtos Naturais de Organismos Aquáticos; Aspectos Fisiológicos e Ecológicos dos Produtos Naturais de Organismos Aquáticos.

Bartira Rossi  Profa. Dra. Bartira Rossi Bergmann

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento biotecnológico de vacinas  antileishmaniais de uso oral ou intranasal. Desenvolvimento de fármacos antileishmaniais para uso tópico e oral. Uso da nanotecnologia para aprimoramento de fármacos e vacinas. Investigação do mecanismo antianafilático do Kalanchoe pinnata.

Carlos Rangel RodriguesProf. Dr. Carlos Rangel Rodrigues

Linha de Pesquisa:  Modelagem molecular, QSAR e estudos farmacocinéticos e toxicológicos in silico de compostos bioativos.

Chaquip Netto
 Prof. Dr. Chaquip Daher Netto

Linha de Pesquisa: Síntese de quinonas com ação antitumoral, antiparasitária e antimicrobiana, Identificação, planejamento, síntese, desenvolvimento e atividade biológica de produtos bioativos.

Cintia Barros

Profa. Dra. Cintia Monteiro de Barros

Linha de Pesquisa: Morfologia de Invertebrados e bioquímica de carboidratos; aspectos comparados do sistema imunológico de invertebrados; regulação neuro-imune em ascídias; neuro-regeneração.
Diego PaschoalProf. Dr. Diego Fernando da Silva Paschoal

Linha de Pesquisa: Química Teórica e Computacional no estudo de complexos de metais de transição (Tc, Ru, Pd, Ir, Pt, Au, etc) com potencial antitumoral e radioterapêutico, no cálculo de propriedades de Ressonância Magnética Nuclear, etc.

Eldo Campos
Prof. Dr. Eldo Campos

Linha de Pesquisa: Sistemas moleculares e alvos terapêuticos, Bioenergética Mitocondrial de Artrópodes.

Ivana LealProfa. Dra. Ivana Correa Ramos Leal

Linha de Pesquisa:  P lantas medicinais brasileiras com atividade antimicrobiana, bactérias hospitalares multirresistentes, biocatálise enzimática, reações químicas e extrações em reator de micro-ondas, metodologias analíticas.

Jackson Menezes
Prof. Dr. Jackson de Souza Menezes

Linha de Pesquisa: Expressão de canais iônicos ao longo do nefron, Bioengenharia tecidual, Nefrotoxicologia, Fisiologia renal de roedores silvestres e Fisiologia animal comparada.
Joao Wanderley
Prof. Dr. João Luiz Mendes Wanderley

Linha de Pesquisa: Imunoparasitologia, atuando principalmente em doenças infecciosas, regulação da imunidade inata, morte celular e inflamação.
Juliana Montani

Profa. Dra. Juliana Montani Raimundo

Linha de Pesquisa:  Avaliação farmacológica de produtos bioativos no músculo liso vascular. Novas estratégias para a prevenção e/ou tratamento para disfunção vascular relacionada a obesidade e ao diabetes mellitus.

Magdalena Renno

Profa. Dra. Magdalena Nascimento Rennó

Linha de Pesquisa:  Espectrometria. Avaliação da atividade de compostos bioativos de origem natural ou sintética como anticâncer, antiparasitário ou para doenças neurodegenerativas e outras enfermidadades. Estudos de inibidores enzimáticos usando a modelagem molecular. Uso racional de medicamentos.

Maximiliano Sangoi

Prof. Dr. Maximiliano da Silva Sangoi

Linha de Pesquisa:  Desenvolvimento e validação de métodos analíticos e bioanalíticos por cromatografia líquida, eletroforese capilar e espectrometria de massas para estudos de bioequivalência e controle da qualidade de medicamentos, com ênfase na identificação de produtos de degradação .

Profa. Dra. Michelle Frazão Muzitano

Michelle Muzitano

Linha de Pesquisa: Estudo das Espécies Vegetais da Restinga de Jurubatiba (Macaé-RJ) como Fonte de Novos Fármacos Antimicobacterianos. Espécies Vegetais da Restinga de Jurubatiba (Macaé-RJ) como Fonte de Novos Fármacos Vasodilatadores. Estudo das atividades antimicobacteriana e anti-inflamatória de produtos naturais e seus análogos visando o tratamento dual da tuberculose severa.

legenda fotoProf. Dr. Paulo de Assis Melo

Linha de Pesquisa:  Pancreatite Aguda Experimental e Agentes e/ou Substâncias Terapêuticas. Farmacologia das Toxinas e Substâncias Antagonistas

Paulo Roberto Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa

Linha de Pesquisa:  Planejamento e síntese de substâncias citotóxicas com potencial ação anticâncer, antiviral e antiparasitária. Planejamento e síntese de inibidores de fosfolipases e proteases. Estudo de substâncias com potencial ação antiofídica, antiinflamatória e citoprotetora. Planejamento e síntese de armadilhadores de radicais livres. Estudo de substâncias com potencial ação citoprotetora e antiinflamatória. Desenvolvimento de novas estratégias sintéticas para a obtenção de substâncias bioativas. Planejamento e síntese de inibidores enzimáticos: NS5B (RNA-polimerase, hepatite C) e NH (nucleosídeo-hidrolase, Leishmanis sp.). Planejamento e síntese de substâncias com potencial ação no sistema nervoso central.

Profa. Nelilma

Profa. Dra. Nelilma Correia Romeiro

Linha de Pesquisa: Estudos de Quimiogenômica e Modelagem Molecular de Bioreceptores e Potenciais Fármacos Obtidos de Produtos Naturais e Síntese Orgânica.

prof Paula Alvarez

Profa. Dra. Paula Alvarez Abreu

Linha de Pesquisa:  Modelagem molecular no estudo de alvos terapêuticos e planejamento de fármacos. Testes de atividade antifúngica e antibacteriana de novos derivados sintéticos.

Rodrigo Fonseca

Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca

Linha de Pesquisa:  Biologia molecular, Silenciamento gênico, Genômica Funcional, Identificação de alvos para desenvolvimento de fármacos.

Contato: rnfonsecaarrobamacae.ufrj.br
Currículo Lattes, Página Pessoal, Blog Evo-Devo

foto nupem 2

Profa. Dra. Rosane Aparecida Ribeiro

Linha de Pesquisa:  Regulação da função pancreática endócrina por aminoácidos. Regulação da secreção e ação da insulina e do glucagon na obesidade e diabetes. Suplementação com aminoácidos como alternativa ao tratamento da obesidade e diabetes.

Contato:  rosaneribeirobioarrobamacae.ufrj.br

Thiago Barth

Prof. Dr. Thiago Barth

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de métodos cromatográficos (HPLC e GC) aquirais e enantiosseletivos para análise de produtos naturais e sintéticos bioativos e seus metabólitos para aplicação em estudos de metabolismo com microssomas hepáticos e biotransformação por fungos.

Thiago Alvares

Prof. Dr. Thiago da Silveira Alvares

Linha de Pesquisa: Identificação de compostos bioativos em alimentos e a avaliação dos efeitos do consumo destes compostos sobre parâmetros bioquímicos e fisiológicos em humanos, com ênfase no sistema cardiovascular e desempenho humano.

UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências