302 Found

Found

The document has moved here.

As Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado são compostas por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, sendo alguns itens obrigatórios e outros optativos como: capa (obrigatória), lombada (obrigatória na versão final); folha de rosto (obrigatório), folha de aprovação (obrigatória), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo na língua vernácula (obrigatório), resumo em língua estrangeira (obrigatório), lista de ilustrações (obrigatório), lista de tabelas (obrigatório), lista de abreviaturas e siglas (obrigatório), lista de símbolos (opcional), sumário (obrigatório); introdução, justificativa, objetivos, material e métodos, resultados e discussão (juntos ou não), conclusão, referências (obrigatório), glossário (opcional), apêndice (opcional), anexo (opcional) e índice (opcional).

 

 

Conforme normas para elaboração e formatação de Dissertações/Teses do PPG-ProdBio (anexo), os discentes em concordância com seus orientadores podem optar por um dos seguintes modelos para elaboração das Teses e Dissertações:

1. Modelo clássico:

1) Introdução (estado-da-arte sobre o tema específico do trabalho);

2) Justificativa;

3) Objetivos (gerais e específicos);

4) Material e Métodos;

5) Resultados e Discussão (junto ou separado);

6) Conclusões;

7) Referências.

2. Modelo com inclusão de artigo(s):

1) Introdução (estado-da-arte sobre o tema geral);

2) Justificativa;

3) Objetivos (gerais e específicos);

4) Inclusão do(s) artigo(s) (contendo todas seções incluindo referências);

5) Discussão (geral);

6) Conclusões (gerais);

7) Referências (somente as citações incluídas na introdução e discussão).

No modelo 2, os artigos devem ser diretamente relacionados ao tema da Tese/Dissertação. Os artigos (publicados ou não) devem estar no idioma do periódico selecionado. O aluno deve ser o primeiro autor e cada artigo só poderá ser utilizado em uma única Tese/Dissertação (isto é, vale a regra de que um DOI não poderá atender a mais do que um CPF). Artigos de revisão não poderão ser utilizados, uma vez que não se tratam de trabalhos originais publicados..

Ressalta-se ainda que no modelo 2, as seções de introdução, discussão e conclusão não devem ser cópias/tradução do(s) artigo(s). A introdução deve seguir o modelo clássico com uma revisão bibliográfica extensa sobre o tema a ser abordado e boa fundamentação teórica. A discussão deve correlacionar os resultados obtidos com os dados da literatura e no caso de teses/dissertações com mais de um artigo esta seção e a conclusão deve integrar os achados destes. As referências bibliográficas das dissertações e teses devem seguir as normas da ABNT conforme o item seguinte.

A versão da Tese ou Dissertação entregue a banca de acordo com o modelo 2 deve conter os artigos completos publicados ou prontos para a submissão, enquanto a versão final impressa (capa dura), bem como a versão em .pdf entregue a secretaria deve conter “no item 4 do Modelo 2” apenas o título do(s) artigo(s) e respectivo resumo e no caso de artigos já publicados deve incluir também a referência completa com DOI. Caberá ao orientador certificar-se de que a versão final atende a estas exigências para não haver problemas em relação aos direitos autorais de determinadas revistas. Assim, a mída e impressões da versão final da Tese/Dissertação devem ser entregues na secretaria do PPG com uma declaração (modelo anexoassinada pelo orientador de que examinou a versão final e está de acordo com as normas.

         Adicionalmente, em caso de artigos não publicados o aluno poderá solicitar a divulgação da Tese/Dissertação após 1 ano da defesa ou solicitar sigilo em caso dos resultados gerados pelo projeto serem potencialmente passíveis de proteção (produto, processo, novas formulações, método, equipamento, peças, dispositivo, desenho industrial, kit de diagnóstico, cultivar, microrganismos geneticamente modificado, software, publicações já aprovadas por editoras e revistas científicas, entre outros) ou em caso do projeto ter sido desenvolvido a partir da demanda e/ou interesse de uma empresa e/ou indústria (usar para esses fins formulário “Autorização para disponibilização na biblioteca digital de Tese e Dissertações" link).

UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências
Desenvolvido por: TIC/UFRJ