302 Found

Found

The document has moved here.

 

Regulamento PPG ProdBio, Art. 39, §1° – A inscrição do aluno de outros Programas de Pós-Graduação, externos à UFRJ, será efetuada mediante solicitação dessa entidade, à qual será remetido, quando de sua conclusão, o resultado final da disciplina.

Participação de alunos externos nos cursos oferecidos pelo PPG:

1. Alunos de outros Programas de Pós-Graduação de universidades brasileiras ou estrangeiras:

A. Pedir autorização ao docente responsável pela disciplina para participar das aulas (trazer a cópia do e-mail com a autorização no dia da inscrição na secretaria do PPGAS).

B. Com a devida autorização (item 1), o aluno deverá formalizar a inscrição na Secretaria do PPG, mediante uma carta solicitação de inscrição (carta da IES com assinatura e carimbo do responsável pelo curso). A carta é um documento oficial da instituição do aluno, devendo ser em papel timbrado e conter assinatura e carimbo do responsável pelo curso de pós-graduação ou professor-orientador.

Modelo de carta sugerido (em anexo):

"Solicitamos inscrição na disciplina CÓDIGO, NOME DA DISCIPLINA do PPG ProdBio, ministrada pelo(a) professor(a) NOME DOCENTE PPG ProdBio, equivalendo a 3 (três) créditos, 45 horas aula, para nosso(a) aluno(a)  NOME DO ALUNO EXTERNO (se for UFRJ nº da matrícula), do Curso de Mestrado (OU) Doutorado em ________, Programa de Pós-Graduação em ________, Universidade __________________".

Assinatura: com carimbo do responsável pela coordenação do curso OU pelo Professor-orientador do aluno. Dados do aluno externo a serem registrados no ato da inscrição: Email, telefone de contato: (DDD).

C. Ao final do curso o aluno deverá entrar em contato com a secretaria do PPG para a retirada da declaração de conclusão.

D. Além de seguirem os itens anteriores, alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFRJ devem fazer a sua inscrição pelo SIGA e informar à secretaria, via e-mail, para que possamos homologar a inscrição e lançar o conceito ao final do curso.

2. Alunos "Ouvintes"

Desde que autorizados pelo docente responsável pela disciplina, alunos não matriculados na Secretaria do PPG poderão participar das aulas na condição de "ouvinte". Essa autorização é informal e, caso ultrapassado o prazo para inscrição em disciplina, a modalidade de participação não poderá ser alterada ao longo ou ao final do curso.

A condição de ouvinte não poderá ser, em nenhuma hipótese, atestada pela Secretaria do PPG. Nenhuma declaração ou registro da participação do aluno nas aulas - para qualquer finalidade -  poderá ser emitida durante ou após a conclusão do curso.

UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências
Desenvolvido por: TIC/UFRJ