Na última quarta-feira, dia 17/03, aconteceu de maneira remota a solenidade de posse da nova direção do Campus UFRJ-Macaé, composta pelo diretor - Professor Irnak Marcelo Barbosa; seu substituto eventual, Prof. Carlos Eduardo Lopes da Silva  e pelos novos Coordenadores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativo. Além dos membros da Direção empossada, compuseram a mesa virtual da cerimônia a Magnífica Reitora da UFRJ, Professora Denise Pires de Carvalho; o Vice-reitor, Professor Carlos Frederico Leão Rocha; o diretor do NUPEM - Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca e os diretores da gestão 2018/2021 Prof. Roberta Pereira Coutinho e Leonardo Paes Cinelli. Prestigiaram a cerimônia autoridades da região, bem como diretores, decanos e pró-reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além da comunidade acadêmica do Campus UFRJ-Macaé.

Após a assinatura do termo de posse, o Prof. Leonardo Cinelli iniciou os discursos, agradecendo a sua equipe e aos que colaboraram para a realização de seu trabalho no cargo. Logo após, despediu-se da gestão a Profª Roberta Pereira Coutinho que ressaltou a importância da parceria entre a UFRJ e o município, exaltou os pioneiros e desejou sorte aos que estão chegando. Dando continuidade à cerimônia, o diretor do NUPEM - Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, convidado especial, ressaltou a importância da parceria Campus/NUPEM e colocou-se à disposição dos novos gestores em colaborar com o crescimento da instituição em Macaé. O Prof. Carlos Eduardo Lopes da Silva, Substituto Eventual da Direção-Geral, agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da inovação e de se pensar a universidade de uma forma moderna e eficaz. O Diretor eleito, Prof. Irnak Marcelo Barbosa, fez a leitura de um texto que enfatiza o objetivo de somar forças para fazer uma gestão humanizada, transparente e democrática. Afirmou que o seu trabalho reforçará as parcerias com instituições próximas e buscará o diálogo e o comprometimento de todo o corpo social da UFRJ em Macaé, agradecendo a oportunidade e a confiança. O Vice-reitor, Professor Carlos Frederico Leão Rocha parabenizou a nova direção e observou a importância que a busca pela excelência na pesquisa, no ensino e na extensão representam para a sociedade, ainda mais nesse período difícil em que vivemos, onde deve se desenvolver a consciência do papel transformador da Universidade como um todo. Encerrando o uso da palavra, a Reitora Denise Pires de Carvalho parabenizou os empossados e, em seu discurso, explicitou que a UFRJ-Macaé é um exemplo de um projeto planejado coletivamente. Ressaltou, ainda, que a Universidade deve promover a integração para garantir a excelência do ensino/pesquisa/extensão e que Macaé representa um papel de vanguarda, pois acredita no potencial local para estabelecer novos modelos de como pensar a universidade.