O PIBIC da UFRJ-macaé lança o segundo Boletim Informativo Iniciação Científica no Covid-19. Esta edição apresenta a nova realidade da educação básica, tendo como desafio a organização e a oferta de ensino remoto a partir da pandemia.

Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 educadores precisaram implementar práticas criativas, inovadoras e diversificadas para propor aos alunos, estudos que possibilitassem a manutenção de uma rotina educativa diária.
Esta ação visava principalmente mobilizar estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos a buscarem informações, lerem e manterem-se protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido, o uso contínuo de novas formas de comunicação e de tecnologias objetivava estabelecer o vínculo e evitar o abandono e a evasão escolar.
O trabalho cooperativo com os responsáveis pelos alunos aproximou a família da escola e intensificou o processo comunicativo.
Como novidade, o ano de 2021 traz ao Ensino Médio Municipal oportunidades para enriquecer esta etapa final do Ensino Básico. Parcerias firmadas com o Pré Vestibular Social - com a criação de espaço repositório de atividades e com a UFRJ - através dos projetos de extensão desenvolvidos nos cursos de Nutrição “ A Recepção de Calouros Começa Na Escola” e de Engenharia Civil “PET- Programa de Educação Tutorial”, afetam positivamente a formação individual, cidadã e futura escolha profissional do aluno.

Acesse o boletim clicando aqui.