O grupo de trabalho pós-pandemia da UFRJ-Macaé lança um documento para apresentar orientações relacionadas à biossegurança, devido à pandemia de COVID-19, para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos às atividades administrativas e acadêmicas referentes ao funcionamento e ao desenvolvimento de atividades presenciais na UFRJ/Macaé e em suas instituições associadas, assim como para campos práticos de estágio utilizados por alunos e servidores da UFRJ.

Este documento foi baseado nos seguintes manuais já desenvolvidos: “Guia da UFRJ para ensino remoto emergencial”, produzido por comissão instituída em maio de 2020; “Protocolo de Biossegurança para Retorno de Atividades nasIFEs”, produzido pelo MEC em 02/07/2020; “Diretrizes para Elaboração de Planos de Contingência para o Retorno às Atividades Presenciais nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, produzido pelo CONIF; “Orientações para o uso de laboratórios depesquisa e atividades de campo durante o período de prevenção à COVID-19”, produzido pelo NUPEM/UFRJ; “Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.

O objetivo deste conjunto de recomendações é orientar a direção da UFRJ/Macaé em seu planejamento interno, de acordo com suas especificidades e características locais. Estas instruções fazem referência às fases de retorno gradual definidas pelo GT Pós-Pandemia – UFRJ/ Rio de Janeiro.

Considera-se comunidade universitária todos os agentes envolvidos no processo de funcionamento da Instituição: docentes, discentes, técnico-administrativos, prestadores de serviços e colaboradores.

Veja o documento completo aqui.

Foto: Ana Marina Coutinho - CoordCom - UFRJ