No último sábado, o Prof. Irnak Marcelo Barbosa e o Prof. Carlos Eduardo Lopes da Silva, respectivamente Decano e Vice-decano do CMM-UFRJ, participaram do programa "Estado Maravilhoso", apresentado pelo radialista Glauco Lopes da Rádio 95-FM.
Participaram, também, do bate-papo realizado na manhã do dia 28 de agosto, o Diretor do NUPEM - Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca e seu vice Prof. Francisco de Assis Esteves.
Os gestores da UFRJ em Macaé ressaltaram a importância da interiorização da instituição e sua colaboração no desenvolvimento local.
Iniciando o bate-papo, o Prof. Francisco Esteves fez um breve resumo sobre a chegada da UFRJ em Macaé, enfatizando o papel pioneiro do NUPEM nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição na região.
O Decano do CMM-UFRJ, Prof. Irnak Marcelo Barbosa falou em seguida e celebrou a institucionalização da UFRJ-Macaé que culminou com a recente criação do Centro Multidisciplinar. Destacou que, esta conquista será revertida em benefícios para os macaenses nas diferentes áreas do conhecimento. Salientou, ainda, que mesmo no atual momento de cortes orçamentários, a universidade continuará cumprindo o seu papel em manter o ensino/pesquisa/extensão de qualidade, compromisso com toda a comunidade macaense, não só pela formação de profissionais qualificados mas pelo papel na movimentação da economia local.
 O Professor Rodrigo Nunes da Fonseca, Diretor do Instituto NUPEM-UFRJ, apresentou os resultados da atuação do Instituto na pesquisa da COVID-19 e seu fundamental papel no combate à pandemia.
No quarto e último bloco, o Professor Carlos Eduardo, Vice-Decano do CMM-UFRJ, ressaltou a importância da inovação para o desenvolvimento regional através das pesquisas do Programa Start-Up Macaé e do Laboratório CRIOS da UFRJ, mostrando que Macaé já desponta como cidade do conhecimento e como uma potência de negócios inovadores na região.
Finalizando, o radialista Glauco Lopes destacou a importância da universidade para Macaé. O programa colaborou para que o macaense conheça a instituição e se sinta parte da UFRJ.
#ufrj #ufrjmacae