A Faculdade de Medicina - FM da UFRJ estrutura-se, portanto, para formar profissionais médicos, em nível de graduação, com sólidos conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos. Com base nesses conhecimentos e no perfil do médico para o século XXI, definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais, esses profissionais devem ser capazes de analisar as condições de saúde da sociedade comprometendo-se, de acordo com as competências que caracterizam seu perfil, com o atendimento aos indivíduos saudáveis ou enfermos, às respectivas famílias e à comunidade em geral, orientando-os de modo que possam otimizar suas possibilidades para obter melhores condições de bem-estar. Os médicos formados pela UFRJ-Macaé são também capacitados para pesquisa, gerência e planejamento de ações no campo da educação em saúde, além de vivenciarem um currículo integrado com os cursos de Enfermagem e Nutrição.

A estrutura curricular contempla a formação geral, tanto na área básica como na profissionalizante, mantendo-se a preocupação de relacionar os conteúdos das disciplinas com o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, com a realidade epidemiológica e as questões ambientais locais e regionais.

A organização das disciplinas é orientada pela complexidade do conhecimento, com inserção dos alunos desde o início do curso em práticas nos diferentes cenários de assistência, de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Os conteúdos das disciplinas clínicas privilegiam a compreensão dos problemas que envolvem a saúde coletiva e o papel do médico como agente transformador.

Com base em sólidos conhecimentos científicos e sociais, a FM UFRJ-Macaé deseja garantir a todos os graduandos visão ampla e geral da Medicina, reconhecendo e atendendo as necessidades sociais, compreendendo a complexidade da ação médica dentro de uma lógica de custo-benefício, empregando criteriosamente os recursos tecnológicos e terapêuticos e atendendo à necessidade de uma educação continuada.

O perfil do egresso da Medicina, para futuro exercício profissional, será capacitado nas seguintes áreas - Atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde.

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ