Práticas de Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo

Período: 25/04/2016  à  25/04/2017

Coordenador: Cherrine Kelce Pires

Resumo:
É patente a necessidade de oferecer uma diversidade de estratégias de ensino e aprendizagem para a melhoria na qualidade da educação nos níveis fundamental e médio. Em especial, quanto à aprendizagem em ciências, atividades envolvendo a experimentação, têm sido apontadas como recursos capazes de promover uma melhor aprendizagem. O objetivo desse projeto é contribuir para a excelência do ensino no Colégio de Aplicação (CAP) e das escolas municipais de Macaé através da elaboração de apostila prática com diversos experimentos em Ciências (Química, Biologia e Física) utilizando materiais alternativos de baixo custo e o repasse destes experimentos ao alunos do Ensino Médio e Fundamental II. As ações previstas envolvem a a ativação de laboratório, a participação de alunos de graduação, a realização de testes de todos os experimentos propostos na apostila e, posteriormente, aplicação destes experimentos para os alunos. Com a realização desse projeto se espera contribuir para aproximação entre escola e universidade, o estabelecimento de parcerias entre essas instituições e o atendimento aos professores e estudantes. Além de favorecer a socialização entre os alunos, gerando interações significativas entre o meio acadêmico universitário, escola e sociedade.