Integrando Tecnologias Agroecológicas para Promoção do Desenvolvimento Rural em Assentamentos do Município de Carapebus-RJ e Mitigação dos Impactos Ambientais no PARNA Jurubatiba.

Período: 01/03/2017  à  30/03/2018

Coordenador: Marco Antônio Lopes Cruz

 

Resumo:
A Região Norte Fluminense possui uma grande quantidade de famílias agricultoras que estão inseridas de diferentes maneiras no sistema agrícola de produção regional. Dependendo do arranjo produtivo, existem localidades agrícolas com diferentes graus de deterioração ambiental, de problemas agrários e de dificuldades econômicas. Esse quadro preocupa, pois pode gerar abandono da prática agrícola, e levar a situações de insegurança alimentar e nutricional. Esse problema pode afetar as próprias famílias agricultoras, mas também para a sociedade em geral, que depende dos produtos para consumo. Uma das principais ações do NUPEM/UFRJ foi a criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em 1998. Atualmente, o NUPEM abre novas frentes de atuações regionais, entendendo que a sua forte inserção social como promotor e divulgador do conhecimento científico inter e multidisciplinar, pode promover o resgate da vocação agrícola da região por meio do desenvolvimento e divulgação de tecnologias agrícolas sustentáveis e ambientalmente mais seguras. A utilização de biotecnologias de micropropagação é vista como alternativa viável para a produção de espécies vegetais de interesse econômico permite o aumento da rentabilidade do agricultor em função da sua melhora na produtividade e pode ser aplicada na agricultura familiar. A produção de fertilizantes orgânicos é relativamente simples e pode ser adaptada a cada caso ou necessidade do agricultor. Essa combinação de técnicas biotecnológicas, associadas às práticas ecológicas responsáveis, pode aumentar a eficiência de arranjos de produção familiar com a participação de agricultores individualizados ou associados em cooperativas. Isso permitirá agregar valor a essa produção.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ