Hora do código: aprenda a programar jogando

Período: 16/09/2016  à  16/08/2017

Coordenador: Janaina Santanna Gomide Gomes

Resumo:
É cada vez mais comum o uso de tecnologias no nosso dia a dia, seja para auxiliar no acesso a informação, comunicação e entretenimento. Entretanto, a maioria das pessoas são meros usuários da tecnologia, pois o ensino de informática mostra o computador como uma ferramenta consolidada ao invés de estimular os alunos a serem criadores de tecnologias. Entender de ciência da computação não é privilégio de pessoas graduadas na área. Alguns países da Europa e os Estados Unidos estão inserindo e estimulando essa disciplina no currículo escolar e suas experiências mostram que não há idade mínima nem pré-requisitos. O conhecimento adquirido com a programação vai além de criar jogos, websites e sistemas. Quem entra em contato com esse universo desenvolve habilidade para resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Outros benefícios ligados ao domínio da programação é ajudar a organizar ideias, pensamentos e objetivos de vida. O projeto Hora do Código: Aprenda a programar jogando visa levar aos alunos do ensino fundamental e médio de Macaé a oportunidade de ter o primeiro contato com a ciência da computação e desmitificar a programação computacional incentivando-os a curiosidade e vontade de serem criadores de tecnologia. Esse contato se dará por meio de oficinas que utilizarão ferramentas já consolidadas para ensino de computação a pessoas de todas as idades. Essas oficinas acontecerão uma vez semana durante o período letivo do segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.