Construindo Soluções

Período: 01/01/2017  à  01/01/2018

Coordenador: Mauricio Aguilar Nepomuceno de Oliveira

Resumo:
O Projeto 'Construindo Soluções' pretende unir 3 projetos estudantis que participam das competições: Desafio Solar Brasil, Formula Sae e Mini Baja. Esses três projetos tem o mesmo objetivo: formar jovens engenheiro em projeto e construção de sistemas mecânicos. A proposta do projeto é levar os alunos da UFRJ a dialogarem a solução de problemas de engenharia com função social para a cidade onde vivem. Iniciando este trabalho tendo como comunidade atendida as escolas municipais de Macaé. Os alunos da universidade irão juntamente com a comunidade escolar das unidades educacionais municipais pensar problemas que poderiam ser solucionados com projetos de engenharia , e irão, de forma participativa, desenvolver sistemas mecânicos que contribuam com essa solução. Esse processo de construção deverá dialogar o saber dos atores professores e estudantes do ensino médio com os dos alunos da UFRJ. Durante este processo se discute de forma colaborativa, entre os atores acadêmicos e escolares, fatores técnico-científicos envolvidos nos processos produtivos, formando uma iniciação ao mundo do trabalho e aplicando questões de física e matemática a problemas reais. E os alunos de engenharia entrarão em contato com uma engenharia que não se apresenta em disciplinas estanques mas em contato com o mundo real da cidade em que vivem, em sua diversidade cultural, econômica e social.