Brinca que Melhora

Período: 01/05/2016  à  01/03/2017

Coordenador: Leila Brito Bergold

Resumo:
Esse projeto foi desenvolvido em 2012, a partir de iniciativa discente, visando desenvolver atividade lúdica com crianças hospitalizadas. Nesse enfoque, iniciou-se projeto interdisciplinar com a incorporação do palhaço como intermediário das estratégias de promoção da saúde. Destaca-se a importância da utilização de recursos culturais e artísticos para o desenvolvimento e aprimoramento de diferentes habilidades do estudante, estimulando novas possibilidades de expressão e uso da criatividade nas atividades extensionistas. O projeto ampliou-se e atualmente também busca utilizar o lúdico como recurso para a interação social e o resgate de memórias de idosos residentes em instituições de longa permanência, desenvolvendo atividades que estimulem funções cognitivas e movimentos corporais através de brincadeiras e jogos, música e histórias. O projeto também tem por finalidade elaborar e desenvolver apresentações artísticas na Cidade Universitária, através de apresentações culturais em eventos diversos, contribuindo para a formação integral do estudante e para a integração com a comunidade acadêmica, promovendo sensibilização do público acerca de temas sobre a saúde ou questões sociais a partir de esquetes cênicos. Também faz parceria com outros projetos do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS), ao qual o projeto Brinca que Melhora está vinculado, visando promover a saúde em atividades com idosos institucionalizados ou não.