A culinária afro-brasileira como promotora da alimentação saudável no ambiente escolar

Período: 01/03/2016  à  01/03/2017

Coordenador: Rute Ramos da Silva Costa

Resumo:
O Programa de Alimentação Escolar é a política pública brasileira mais antiga e abrangente no campo da alimentação e nutrição no Brasil. A promulgação da lei 11947/2009 alterou os seus principais fundamentos e provocou a ampliação do atendimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como também a inserção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como diretriz estratégica no processo de ensino e aprendizagem. Para dar suporte a realização da EAN no campo das políticas públicas no país, o Marco de Referência em EAN pautou uma série princípios, dentre os quais destacamos 'O resgate e valorização da cultura alimentar local e o respeito à diversidade de opiniões e perspectivas considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas (cultura, religião, ciência); e a comida e o alimento como referências; valorização da culinária enquanto prática emancipatória e de autocuidado dos indivíduos. Tomaremos estes princípios para a elaboração e o desenvolvimento do projeto e pautaremos por objetivo geral promover ações educativas sobre alimentação saudável, junto a estudantes da EJA em Macaé. Para desenvolver ações pedagógicas participativas, utilizaremo-nos de exposição de vídeos, discussões em grupo, dinâmicas e exposições dialogadas, onde a culinária afro-brasileira será eixo estruturante. O presente projeto de extensão também integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Macaé e as Feiras da Saúde, realizadas pelo Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. https://www.facebook.com/Culinafro-1199349170080374/?fref=ts