Período: 05/05/2017  à  05/05/2018
Coordenador: Pablo Rodrigues Gonçalves

Resumo:
O Espaço Ciência foi inaugurado em 2008 e conta com a exposição “Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense”. Dentre as suas atrações estão uma réplica de toninha e um tubarão anequim em tamanho natural, um esqueleto de golfinho, um aquário de água doce, uma tartaruga, e mamíferos e aves silvestres taxidermizados. Os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. Parte do acervo é produzida pela equipe do projeto a partir de animais vitimados em atropelamentos nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade. O Norte Fluminense possui uma diversidade biológica ímpar que é pouco conhecida pela população local. Além disso, a região tem passado por um crescimento demográfico desenfreado nas últimas décadas, que tem se refletido em uma degradação socioambiental acentuada. O objetivo central desta exposição é fazer com que a população sinta-se mais próxima da diversidade biológica, de modo que a consciência ambiental e ecológica possa ser desenvolvida. O público alvo principal do projeto são alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio, que carecem de espaços educacionais desse tipo. A equipe do projeto estabeleceu uma rede de divulgação voltada para as escolas da região, e a partir de 2011 passou a contar com a colaboração da prefeitura de Macaé que disponibiliza o transporte para as escolas públicas. Painéis explicativos e um jogo interativo completam a exposição, que é mediada por Bolsistas de Extensão.