Período: 28/02/2019  à  19/12/2020

Coordenador: Tiago Oliveira de Souza

Resumo:

Este projeto tem por finalidade desenvolver ações educativas, práticas de prevenção de doenças e agravos e promoção a saúde de diferentes grupos populacionais de Macaé, a fim de criar espaços de diálogo e sensibilização junto à comunidade interna e externa ao Campus UFRJ-Macaé. Tendo sido, vinculado a um dos Programas Articulados - Construindo Cidades Humanas e Saudáveis: Articulação Campo-Cidade, quem tem entre os objetivos comuns a função de lastrear novos campos de diálogo entre a universidade e a cidade. Além de promover o envolvimento social e conhecimento da realidade e das demandas do sistema de saúde do município (para além da sala de aula e dos muros da universidade) através da participação alunos nos espaços de controle social do município. Essas ações serão desenvolvidas pelos discentes com orientação dos professores coordenadores e colaboradores do projeto, monitores e seniores da disciplina. Visando o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitude dos discentes inscritos na respectiva disciplina (impactar a formação do estudante), bem como o impacto e transformação social a partir da inter-relação entre a Universidade e outros setores da sociedade, visando os interesses maiores da Saúde Coletiva no Município de Macaé.