Período: 01/02/2019  à  01/02/2020

Coordenador: Thiago Privado da Silva

Resumo:
A promoção da saúde pode ser compreendida como um conjunto de estratégias e modos de produzir saúde, seja no âmbito individual ou coletivo, apoiadas em ações intra e intersetoriais, desenvolvidas na rede de atenção social. No âmbito da saúde da criança, as ações de promoção da saúde devem considerar a complexidade do ser criança, sua fase de crescimento e desenvolvimento, suas habilidades, capacidades, limitações, sua condição clínica, social, emocional, espiritual, seu contexto de inserção, sua família. No que concerne aos esforços dispensados para a promoção da saúde à criança, cabe considerar o contexto da escola como espaço privilegiado para a prática de tais ações. Partindo dessa compreensão, o Programa Saúde na Escola (PSE) surge como importante estratégia de promoção da saúde no contexto escolar, sobremodo por meio das ações de educação em saúde. Desse modo, esse projeto de extensão surge como possibilidade de implementar propostas do PSE, por meio das práticas de educação em saúde no contexto da escola, sobre temas definidos pelo referido programa, como também sobre temas apontados pelas crianças e professores como necessários à realidade da escola. A partir disso, compreende-se que a educação em saúde se configura como importante prática de promoção de saúde, prevenção de agravos e doenças na conjuntura do escolar favorecendo, assim, um crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Ademais, é importante destacar o potencial transformador que este projeto apresenta, ao relacionar as atividades de saúde às de educação, tal como propõe o Programa Saúde na Escola.