pips

O Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) foi criado em 2013 por professoras dos cursos de nutrição e enfermagem do Campus UFRJ-Macaé, como um espaço de troca e apoio entre projetos de extensão da área da saúde. O foco é a promoção da saúde como um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico, que abarca os grupos populacionais na reflexão sobre temas relacionados à saúde, cuidado de si e qualidade de vida.

O PIPS busca articular projetos que têm por finalidade desenvolver ações de promoção da saúde, integrando universidade e sociedade. Essa articulação é incentivada nos eventos e encontros promovidos pelo PIPS:

1. Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde - objetiva oportunizar troca de conhecimentos e reflexão coletiva sobre temas centrais, relacionados à Promoção da Saúde, Educação em Saúde e Extensão Universitária;

2. Feira de Arte, Cultura e Saúde - visa promover atividades de educação em Saúde e divulgar os produtos dos projetos, através de exposições de tecnologias de educação, do desenvolvimento de atividades interativas que incluem filmes, apresentações artísticas e culturais;

3. Encontros discentes – tem por finalidade promover troca de experiência e conhecimento entre os discentes dos diferentes projetos;

4. Oficinas docentes - aprofundamento teórico sobre promoção da saúde, educação em saúde, Diretrizes da Extensão Universitária e temas relacionados aos objetivos do programa e dos projetos.

Atualmente o PIPS é coordenado pelas professoras Priscila Vieira Pontes e Samantha Monteiro Martins, e inclui 7 projetos, com professores vinculados aos cursos de Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia e também professores da área de Ciências Básicas da Saúde. Os projetos desenvolvem as ações voltadas para a promoção da saúde nas seguintes linhas temáticas: nutrição e alimentação saudável; arte e saúde; comunicação e informação em saúde; e educação em saúde.

As ações desenvolvidas buscam ampliar a formação dos acadêmicos ao estimular o desenvolvimento de estratégias criativas de educação e promoção da saúde. Tais ações geram relatórios que fundamentam a elaboração de trabalhos científicos e divulgação das ações extensionistas em diferentes meios. Os projetos buscam ainda aproximar a extensão da pesquisa, por meio da realização de ações de diagnóstico, que podem melhor direcionar as atividades de promoção da saúde.

Os projetos do PIPS têm promovido ações no município de Macaé com diferentes grupos, atingindo mais de 4.000 pessoas anualmente. Os principais locais de atuação são: escolas públicas, unidades básicas de saúde, instituições de longa permanência para idosos e hospitais municipais de Macaé.

Ao congregar diversos projetos, o PIPS destaca suas interfaces, amplia o potencial extensionista de suas ações e, consequentemente traz benefícios para a universidade e a sociedade. Destaca-se a contribuição do programa para a promoção da saúde no município de Macaé, tendo estabelecido parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e Ordem Pública.

Até o momento, o PIPS é o único programa de extensão do Campus UFRJ-Macaé, tendo sido contemplado nos editais PROEXT de 2013 a 2016, o que permitiu a compra de materiais permanentes e de consumo, essenciais para amparar as ações desenvolvidas e permitir a organização de um espaço físico para atividades de extensão no Campus.

Abaixo seguem os contatos dos coordenadores do PIPS e dos projetos de extensão integrantes do programa na atualidade:

Coordenação do PIPS

1. Amamentar, um gesto de amor humoral - Coordenação: Dr. Celso Belmiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Brinca que Melhora – Coordenação: Drª. Leila Brito Bergold - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Drª. Gizele da Conceição Soares Martins O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como Crescemos: crescimento e ganho de peso saudável na escola - Coordenação: Drª. Ana Eliza Port Lourenço - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Drª Luana Silva Monteiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Centro Regional de Informações sobre Medicamentos UFRJ - Macaé (CRIM UFRJ-Macaé)Coordenação: Drª Samantha Martins - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4. Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde (ENUSA) - Coordenação: Drª. Renata Borba de Amorim Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5. ESAURA - Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos - Coordenação: Drª. Priscila Vieira Pontes - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Drª Naiara Sperandio - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6. Oficinas Musicais: promovendo aprendizagem, criatividade e cidadania Coordenação: Dr. Gunnar Glauco Taets - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instagram do PIPS: @pips_ufrj