pips

O Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) foi criado em 2013 por professoras dos cursos de nutrição e enfermagem do Campus UFRJ-Macaé, como um espaço de troca e apoio entre projetos de extensão da área da saúde. O foco é a promoção da saúde como um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico, que abarca os grupos populacionais na reflexão sobre temas relacionados à saúde, cuidado de si e qualidade de vida.

O PIPS busca articular projetos que têm por finalidade desenvolver ações de promoção da saúde, integrando universidade e sociedade. Essa articulação é incentivada nos eventos promovidos anualmente pelo PIPS:

1. Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde - objetiva oportunizar troca de conhecimentos e reflexão coletiva sobre temas centrais, relacionados à Educação em Saúde e Extensão Universitária;

2. Feira de Arte, Cultura e Saúde - visa divulgar os produtos dos projetos, tais como tecnologias de educação em saúde e produções artísticas e culturais.

3. Encontros discentes – tem por finalidade promover troca de experiência e conhecimento entre os discentes dos diferentes projetos.

4. Eventos de militância social e política – Por meio de caminhadas ou outras atividades em locais públicos, esses eventos objetivam mobilizar pessoas e grupos em prol de causas sociais e políticas relacionadas com a ideologia do PIPS, tais como a defesa do SUS.

Atualmente o PIPS é coordenado pelas professoras Ana Eliza Port Lourenço e Leila Brito Bergold, e inclui 8 projetos, vinculados aos cursos de Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia e Medicina. Os projetos desenvolvem as ações voltadas para a promoção da saúde nas seguintes linhas temáticas: nutrição e alimentação saudável; arte e saúde; comunicação e informação em saúde; e educação em saúde.

Os projetos buscam ampliar a formação dos acadêmicos, incentivando a elaboração de trabalhos científicos e de estratégias criativas de educação e promoção à saúde. Os projetos buscam ainda aproximar a extensão da pesquisa, por meio da realização de ações de diagnóstico, que podem melhor direcionar as atividades de promoção da saúde.

Os projetos do PIPS têm promovido ações no município de Macaé com diferentes grupos, atingindo mais de 4.000 pessoas anualmente. Os principais locais de atuação são: escolas públicas, unidades básicas de saúde, instituições de longa permanência para idosos e hospitais municipais de Macaé.

Até o momento, o PIPS é o único programa de extensão do Campus UFRJ-Macaé, tendo sido contemplado nos editais PROEXT de 2013 a 2016, o que permitiu a compra de materiais permanentes e de consumo, essenciais para amparar as ações desenvolvidas e permitir a organização de um espaço físico para atividades de extensão no Campus.

Ao congregar diversos projetos, o PIPS destaca suas interfaces, amplia o potencial extensionista de suas ações e, consequentemente traz benefícios para a universidade e a sociedade. Destaca-se a contribuição do programa para a promoção da saúde no município de Macaé, tendo estabelecido parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Abaixo seguem os contatos dos coordenadores dos projetos de extensão integrantes do PIPS na atualidade:

Coordenação do PIPS

1. Amamentar, um gesto de amor humoral - Coordenação: Dr. Celso Belmiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Brinca que Melhora – Coordenação: Drª. Leila Brito Bergold - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Comida, memória e a promoção da alimentação afro-brasileira saudável (Culinafro) -Coordenação: Drª Rute Ramos da Silva Costa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4. Como Crescemos: crescimento e ganho de peso saudável na escola - Coordenação: Drª. Ana Eliza Port Lourenço - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Drª Luana Silva Monteiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5. CRIM - Centro Regional sobre informações de Medicamentos na UFRJ - Macaé uma nova experiência no Norte Fluminense - Coordenação: Drª Samantha Martins - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6. Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde - Coordenação: Drª. Renata Borba de Amorim Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

7. ESAURA - Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos - Coordenação: Drª. Priscila Vieira Pontes - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Drª Naiara Sperandio - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

8. Oficinas Musicais: promovendo aprendizagem, criatividade e cidadania Coordenação: Dr. Gunnar Glauco Taets - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.