O registro para atividade do Comitê de Ética em Pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé foi aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP) em agosto de 2015.

O CEP UFRJ-Macaé tem como principais objetivos avaliar pesquisas envolvendo seres humanos no intuito de assegurar a sua conformidade com as normas e diretrizes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e monitorar estudos após serem iniciados. A proteção dos direitos dos sujeitos de pesquisa é uma das grandes preocupações do CEP UFRJ-Macaé. Além disso, o CEP UFRJ-Macaé possui autoridade para aprovar, rejeitar ou interromper os estudos ou solicitar modificações nos protocolos de qualquer projeto de pesquisa submetido a esta Instituição.

Membros CEP UFRJ-Macaé

Coordenador: Prof. Dr. Thiago da Silveira Alvares
Vice-coordenadora: Profa. Jussara Mathias Netto Khouri
Secretário: Sr. Sérgio Luís Peixoto Santos

Membros Titulares:
Profa. Dra. Isabela Villarinho de Paula Lobo
Prof. Dr. Leonardo Moreira
Prof. Dr. Marcelo dos Santos Magalhães
Prof. Dr. Teo Bueno de Abreu
Profa. Dra. Sabrina Ayd Pereira José
Profa. Dra. Suzana Passos Chaves
Fernanda Teles Moraes do Nascimento – Representante de usuários

Membros Suplentes:
Profa. Dra. Adriana Bispo Alvarez
Profa. Dra. Daiana Vieira Lopes
Profa. Dra. Lilian Bahia Oliveira
Profa. Dra. Márcia Regina Viana
Profa. Tabatta Regina de Brito Martins
Profa. Dra. Thaisa Amorim Nogueira
Prof. Dr. Thaddeus Gregory Blanchette

Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé

Modelo de relatório final

Calendário de reuniões 2021

Formulários:

Declaração da Instituição Coparticipante
Declaração de Manuseio das Amostras Biológicas
Declaração para Relato de Caso Clínico
Pesquisa em Ambiente Virtual
Formulário de resposta às pendências do CEP UFRJ-Macaé
Roteiro para Submissão de Projetos de Pesquisa ao CEP pela Plataforma Brasil
Solicitação de Isenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Termo de Autorização de Uso de Imagem e Depoimentos
Termo de Autorização para Coleta de Dados
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido
Termo de Assentimento do Menor
Termo de Compromisso do Pesquisador
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Pesquisa

Orientações sobre assinatura e carimbo na folha de rosto dos projetos de pesquisa

Considerando o cenário atual da pandemia pelo COVID-19 e a dificuldade que alguns pesquisadores estão enfrentando para adequar alguns documentos obrigatórios para submissão de projetos de pesquisa a este CEP, sugerimos algumas alternativas para que os pesquisadores responsáveis por projetos submetidos ao CEP UFRJ-Macaé consigam adequar a folha de rosto (emitida através da Plataforma Brasil) assinada e carimbada pelo representante da instituição proponente:
1. O pesquisador responsável pode enviar através de e-mail a folha de rosto, o diretor imprime, assina e carimba e retorna ao pesquisador também através de e-mail com o documento escaneado ou foto do documento.
2. O pesquisador envia através de e-mail para o diretor a folha de rosto, e o diretor autentica o documento através do SEI, com a assinatura digital, enviando a Folha de Rosto e a autenticação por e-mail ao pesquisador.
3. Em caso de não ser possível a realização do item 1 ou 2 dispostos acima, aceitaremos a folha de rosto apenas com a assinatura do Diretor (podendo ser a digital), sendo que o pesquisador tem que anexar um ofício na Plataforma Brasil se comprometendo a, após o período do isolamento social, anexar na Plataforma a Folha de Rosto completa, com carimbo e assinatura do Diretor da unidade.