O registro para atividade do Comitê de Ética em Pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé foi aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP) em agosto de 2015.

O CEP UFRJ-Macaé tem como principais objetivos avaliar pesquisas envolvendo seres humanos no intuito de assegurar a sua conformidade com as normas e diretrizes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e monitorar estudos após serem iniciados. A proteção dos direitos dos sujeitos de pesquisa é uma das grandes preocupações do CEP UFRJ-Macaé. Além disso, o CEP UFRJ-Macaé possui autoridade para aprovar, rejeitar ou interromper os estudos ou solicitar modificações nos protocolos de qualquer projeto de pesquisa submetido a esta Instituição.

Membros CEP UFRJ-Macaé

Profª. Fernanda Teles Moraes do Nascimento

Srª. Flávia Picon Pereira

Srª. Scheila Ribeiro de Abreu e Silva

Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé

Modelo de relatório final

Calendário de reuniões 2021

Formulários:

Declaração da Instituição Coparticipante
Declaração de Manuseio das Amostras Biológicas
Declaração para Relato de Caso Clínico
Pesquisa em Ambiente Virtual
Formulário de resposta às pendências do CEP UFRJ-Macaé
Roteiro para Submissão de Projetos de Pesquisa ao CEP pela Plataforma Brasil
Solicitação de Isenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Termo de Autorização de Uso de Imagem e Depoimentos
Termo de Autorização para Coleta de Dados
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido
Termo de Assentimento do Menor
Termo de Compromisso do Pesquisador
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Pesquisa

Orientações sobre assinatura e carimbo na folha de rosto dos projetos de pesquisa

Considerando o cenário atual da pandemia pelo COVID-19 e a dificuldade que alguns pesquisadores estão enfrentando para adequar alguns documentos obrigatórios para submissão de projetos de pesquisa a este CEP, sugerimos algumas alternativas para que os pesquisadores responsáveis por projetos submetidos ao CEP UFRJ-Macaé consigam adequar a folha de rosto (emitida através da Plataforma Brasil) assinada e carimbada pelo representante da instituição proponente:
1. O pesquisador responsável pode enviar através de e-mail a folha de rosto, o diretor imprime, assina e carimba e retorna ao pesquisador também através de e-mail com o documento escaneado ou foto do documento.
2. O pesquisador envia através de e-mail para o diretor a folha de rosto, e o diretor autentica o documento através do SEI, com a assinatura digital, enviando a Folha de Rosto e a autenticação por e-mail ao pesquisador.
3. Em caso de não ser possível a realização do item 1 ou 2 dispostos acima, aceitaremos a folha de rosto apenas com a assinatura do Diretor (podendo ser a digital), sendo que o pesquisador tem que anexar um ofício na Plataforma Brasil se comprometendo a, após o período do isolamento social, anexar na Plataforma a Folha de Rosto completa, com carimbo e assinatura do Diretor da unidade.