Notícias

Para ajudar o corpo discente da maior universidade federal do país durante a pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) da UFRJ lançou um pacote com cinco auxílios emergenciais.

No dia 5/5, a reitora Denise Carvalho, criou uma comissão com o objetivo de compreender o potencial e os obstáculos à utilização de formas complementares de educação ao ensino presencial, dada a diversidade da UFRJ.

Na próxima segunda-feira, 11 de maio, a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires, se encontrará com outras autoridades de instituições de ensino e pesquisa da região norte-fluminense para debater estratégias de combate à epidemia de COVID-19. O encontro, organizado pela Direção da UFRJ Macaé e pelo Grupo de Trabalho de enfrentamento à COVID 19 da UFRJ Macaé, objetiva possibilitar o fortalecimento e a união de esforços multidisciplinares e interinstitucionais que irão ampliar conhecimentos e ações para a prevenção e tratamento da doença e seu impacto para a população.

Em tempos de quarentena, é muito importante evitarmos acidentes domésticos, que além das consequências esperadas, podem nos obrigar a buscar socorro médico e sermos mais um fora de casa, se expondo aos riscos de contaminação pelo coronavirus e aumentando a demanda nos serviços de saúde.
Pensando nisso, a equipe do Laboratório de Patologia Toxicológica e colaboradores, coordenados pela professora Katia Lenzi, do curso de Medicina da UFRJ Macaé elaboraram um manual com dicas práticas para prevenir acidentes em nossos lares. Queimaduras, alergias, afogamento, uso de drogas, depressão e o uso excessivo de telas, são alguns dos assuntos abordados.

Acesse o manual e divulgue. Prevenção é sempre o melhor remédio! Fique em casa em segurança.

Diante da epidemia de COVID-19 e das inúmeras informações veiculadas através da mídia, redes sociais e aplicativos de mensagem sobre os possíveis tratamentos medicamentosos da doença, o grupo de professores de Farmacologia do Campus UFRJ-Macaé lançou o site “Farmacologia Informa”. O objetivo do site é informar a sociedade a respeito dos avanços farmacológicos para o tratamento da COVID-19 com base na literatura científica e em órgãos de saúde nacionais e internacionais.