A Secretaria Acadêmica de Graduação é o setor responsável pela gestão de toda a vida acadêmica dos alunos e por colaborar com as atividades de ensino de graduação do Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira, apoiando 11 cursos de graduação, atendendo seus coordenadores, docentes e discentes e também o público externo que procura a secretaria de modo a obter informações e esclarecimentos.

São atribuições dos servidores técnicos administrativos localizados na Secretaria Acadêmica de Graduação do Campus UFRJ - Macaé Prof. Aloisio Teixeira:

Atender, de modo presencial ou remoto, usuários da comunidade externa, docentes, técnicos e especialmente os discentes, fornecendo e recebendo informações de cunho acadêmico de graduação;

Entregar aos estudantes as carteirinhas disponibilizadas pela DRE e ainda fornece-los, mediante requerimento, documentos acadêmicos oficiais necessários, incluindo histórico, boletim, declarações e outros que sejam emitidos pela UFRJ;

Comunicar-se com os estudantes, orientando-os sobre assuntos acadêmicos relevantes, valendo-se, se for conveniente e oportuno, da alimentação de páginas em redes sociais, elaboração de material em vídeo ou imagem e envio de e-mails;

Atuar na elaboração de manuais e formulários e na preparação de relatórios e planilhas que apoiem as atividades do setor e a área acadêmica de ensino de graduação do Campus;

Elaborar e atualizar a base de conhecimento utilizada no setor, incluindo biblioteca de procedimentos padrão, fluxograma dos processos e requerimentos e outras diretrizes;

Executar serviços de escritório e utilizar recursos de informática visando a organização do setor e a sistematização das atividades;

Controlar o material de expediente de uso próprio, incluindo o levantamento das necessidades, as requisições junto ao almoxarifado e as eventuais solicitações de compra;

Realizar a gestão dos arquivos localizados no setor, executando a abertura de pastas para novos estudantes, a manutenção de sua organização e classificação adequada e o arquivamento definitivo dos documentos conforme os critérios arquivísticos pré-estabelecidos;

Tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos, incluindo registrar sua entrada e saída, analisar sua conformidade, identificar lacunas ou irregularidades e classificar segundo critérios pré-estabelecidos;

Receber e analisar requerimentos acadêmicos autuando-os em processos quando necessário, conforme critérios pré-estabelecidos;

Acompanhar os processos e requerimentos administrativos acadêmicos, dando-lhes o impulso oficial necessário à próxima etapa, às instâncias necessárias ou ao cumprimento de alguma exigência; verificar prazos, atualizar cadastros e sistemas públicos de informação, anexar documentos, expedir ofícios e providenciar relatórios para melhor instrução dos mesmos;

Emitir convocação àqueles que atuarão nos processos e requerimentos, bem como, aos interessados, para ciência ou cumprimento de exigência;

Apoio administrativo e técnico aos que atuarem nos requerimentos e processos administrativos acadêmicos no tocante a adequada participação nos mesmos;

Executar procedimentos e cadastros no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica para concretizar as decisões nos processos e requerimentos administrativos acadêmicos, desde que sejam de sua competência e possua escopo para tarefa;

Executar o cadastro de informações no kit diplomas bem como todas as demais providências necessárias à expedição do diploma que sejam de sua competência neste processo;

Providenciar o cadastro da inscrição em disciplinas dos estudantes ingressantes;

Providenciar alterações nas inscrições diretas em disciplinas em geral, a pedido das Coordenações de Curso;

Providenciar o cadastro das autorizações de inscrições irregulares deliberadas pelos Colegiados de Cursos;

Providenciar o cadastro e abertura das turmas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, e alterá-las quando necessário, conforme planejamento acadêmico dos cursos;

Providenciar o cadastro dos orientadores acadêmicos nos dados dos estudantes;

Assessorar, se necessário, as Comissões de Orientação Acadêmica, de Dispensa de Disciplinas e os Colegiados e Coordenações de Curso no tocante ao esclarecimento de dúvidas ou a aplicação das resolução CEG ou da legislação em vigor, relacionadas às atividades acadêmicas de ensino de graduação;

Suporte administrativo e técnico preferencial nas etapas dos concursos de acesso à graduação no Campus, tais como as de confirmação de matrícula e inscrição em disciplinas;

Cumprir e fazer cumprir o calendário acadêmico bem como todas demais resoluções acadêmicas da universidade e da legislação em vigor no desempenho de suas atividades;

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, desde que associadas diretamente ao ambiente acadêmico de ensino de graduação

Equipe

Servidores vinculados ao setor atualmente:

  1. Bárbara Lana Dionísio Cruz

  2. Bruno Gabriel Conti Fortunato

  3. Elaine Serpa Francesconi

  4. Jefferson dos Santos Araújo

  5. Karine Siqueira Mota

  6. Leandro Verçosa da Silva

  7. Mariana da Silva Hermsdorff Vellinha

  8. Tatiane Guilherme Lourenço


Chefias (a partir de 01/2021) :

Bruno Gabriel Conti Fortunato
Mariana da Silva Hermsdorff Vellinha (Substituta Eventual)

 

Formulários gerais
 
 
Formulário de Regularização de Inscrição em Disciplinas: Preenchido nas 2 primeiras semanas de aula com a finalidade de requerer autorização para inscrições irregulares
 
Alteração de Inscrição em Disciplinas: Preenchido apenas em casos excepcionais em que se deseje incluir / trancar uma disciplina ou mudar de turma e seja não possível fazer pelo SIGA. Observas os mesmo prazos do calendário para o SIGA.
 
Alteração de dados no SIGA: Usado para solicitar alteração de algum dado do SIGA não disponível para o aluno(a) alterar. Ex.: Nº de identidade, CPF, etc.
 
Dignidade Acadêmica: Usado para requerer o certificado de Dignidade Acadêmica, facultado ao aluno(a) que conclui seu curso com CR igual ou maior que 8.0.
 

Formulários processuais

 

Formulário de Correção de Histórico Escolar: Processo destinado a requerer: 1 - Homologação de Grau, 2 - Exclusão de Reprovação e 3 - Substituição de Grau. 
 
1 - Para homologação de grau, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado a inscrição na disciplina ou de não ter requerido autorização para alguma irregularidade. A perda do prazo não é razão que justifique a homologação, tampouco é permitido frequentar alguma disciplina sem inscrição visando pedir homologação posterior.
2 - Para exclusão de reprovação, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado o trancamento da inscrição na disciplina. A perda do prazo não é razão que justifique a exclusão, tampouco é permitido que o aluno resolva abandonar alguma disciplina visando pedir exclusão posterior.
3 - Substituição de grau é tão somente o requerimento que visa a alteração de uma nota lançada incorretamente.
 
Formulário de Alteração / Registro de RCS: Processo destinado a requerer o registro ou alteração de um RCS - que são os códigos de Atividades Complementares. Estágios, Iniciação Científica, etc)
 
Formulário de Dispensa / Equivalência: Processo destinado a requerer o reconhecimento da equivalência entre duas disciplinas de conteúdo igual ou simular, visando ser dispensado de refazê-la no seu curso. Conhecido também como processo de "aproveitamento de disciplina".
 
Formulário de Trancamento de Matrícula: Processo destinado a requerer o trancamento da matrícula nos prazos regulamentares. É requisito para solicitar trancamento ter cumprindo com aproveitamento um mínimo de 12 créditos.

Formulário de Cancelamento de Matrícula: Processo destinado a requerer o cancelamento de matrícula.

 

Colação de Grau: Deve ser requerida juntamente à Coordenação de Curso que providenciará a análise da integralização do currículo e definirá a data da cerimonia em conjunto com o Gabinete da Direção Geral.
IMPORTANTE: Além de integralizar o currículo o(a) formando(a) deve estar com a sua situação no ENADE anotada no Histórico bem como no semestre de colação não pode haver qualquer atividade lançada - a colação deve ocorrer no semestre seguinte a última atividade.

 

Expedição de Diploma: Após a Colação de Grau o(a) formando(a) deve procurar a Secretaria Acadêmica de posse dos originais e cópias dos documentos abaixo para abertura do processo de Expedição de Diplomas. Só será aberto o processo se TODOS os documentos exigidos estiverem presentes:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Documento de Identidade (O nome deve ser o mesmo da certidão. Caso use a CNH, o número desta constará no diploma)
  • CPF (Deve estar em documento próprio. Pode ser emitido pelo site da Receita Federal)
  • Certificado de Reservista (Obrigatório se do sexo masculino)
  • Título de Eleitor (Obrigatório para maiores de 18 anos)
  • Certidão de Quitação Eleitoral (Pode ser emitida no site do TSE)
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio (Deve constar a data de publicação no Diário Oficial se instituição do estado do RJ, exceto federais)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Histórico Escolar de Graduação Anterior (Obrigatório nos casos de ter havido aproveitamento (dispensa) de disciplinas)

 

Contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (22) 2141 4008

 

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