A Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva (CPAI), do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira foi implantada  visando fazer o acolhimento da Pessoa com Deficiência (PcD) a fim de garantir a sua acessibilidade e inclusão. Desde 2018, tem realizado encontros voltados a diferentes temas no âmbito da acessibilidade e inclusão, oficinas, sobre diferentes temas, dentre eles a surdez.
No campo da pessoa com surdez, encontra-se a Língua Brasileira de Sinais - Libras, língua da comunidade surda brasileira, que foi reconhecida oficialmente no Brasil como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentada através do Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, passando a garantir legalmente muitos direitos na acessibilidade de comunicação de pessoas surdas e com deficiências auditivas.
Pensando nisso, a CPAI tem como proposta oferecer um curso introdutório de Libras, em seus aspectos teóricos e práticos, para dar ferramentas linguísticas aos participantes, para que possam estabelecer uma comunicação básica com as pessoas surdas, incentivando o uso e a difusão da Libras. Algo tão importante socialmente, por possibilitar que mais pessoas conheçam e aprendam a língua da comunidade surda brasileira e tenham um novo olhar em relação à inclusão social de pessoas surdas usuárias de Libras. 
O curso será gratuito e acontecerá às segundas-feiras, no horário de 17:30 às 20:30, com duração de 19 de agosto a 07 de outubro de 2019. 
O público alvo deste curso são:Alunos de graduação, professores da Educação Básica e Ensino Superior, profissionais da educação, técnicos administrativos em educação e técnicos em geral, da Rede pública e privada, bem como, portadores de diploma de Ensino Médio.
Para se inscrever é só enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto "inscrição curso". Será enviado então ao candidato, um formulário de inscrição para que possa preencher e assim concorrer às vagas do curso.

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ