302 Found

Found

The document has moved here.

Convite para o lançamento do livro "NUPEM – Protagonista da Interiorização da UFRJ"

O professor Rodrigo Nunes da Fonseca, Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e o Professor Maurício Mussi Molisani, Editor Chefe da NUPEM Editora, têm a honra de convidar V. Sa. para a cerimônia de lançamento da obra "NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ", coordenado pelos Professores Francisco de Assis Esteves e Maria Fernanda Quintela, a ser realizada no dia 31 de maio, às 15h, no Auditório do NUPEM.

logo25anosDESTAQUE

A data do lançamento do livro marca os exatos 25 anos de inauguração Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ), que aconteceu no Parque de Exposições  Latiff Mussi Rocha, no dia 31 de maio de 1994, e para celebrar estes dois marcos históricos  - o lançamento do livro e os 25 anos da instituição - o NUPEM/UFRJ receberá os membros da comunidade do Barreto, autoridades municipais, estaduais e federais, alunos, servidores e docentes da UFRJ.

A cerimônia de lançamento do livro será iniciada por uma solenidade em comemoração aos 25 anos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Em seguida, haverá a apresentação da NUPEM Editora pelo seu editor-chefe, Professor Doutor Maurício Mussi Molisani e, posteriormente, ocorrerá a apresentação da obra, que  ficará a cargo de seus organizadores, Professor Doutor Francisco de Assis Esteves - vice-diretor do Instituto NUPEM/UFRJ -  e Professora Doutora Maria Fernanda Quintela - docente e pesquisadora do Instituto de Biologia da UFRJ e ex-Decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). O evento será finalizado, então,  por uma sessão de autógrafos, seguida por uma recepção ao público presente.

convite livro

Coordenado pelos Professores Francisco de Assis Esteves e Maria Fernanda Quintela, o livro “NUPEM : Protagonista da Interiorização da UFRJ” foi lançado em 2018 pela NUPEM Editora e disponibilizado na versão digital a todos os interessados de forma gratuita. A obra, composta por 14 capítulos escritos por docentes e ex-alunos do Instituto NUPEM e da UFRJ, recebeu o prefácio do Ex-Reitor e Professor Emérito da UFRJ, Nelson Maculan,  e  resgata, ao longo de suas quase 300 páginas, a trajetória de luta e a história da criação do Instituto e da interiorização da UFRJ, consolidando a  integração entre ensino, pesquisa , extensão e inserção social de qualidade no interior do Rio de Janeiro. Repleto de narrativas, análises, experiências e ensinamentos, o livro é uma fonte de inspiração e estímulo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

O vice-diretor do Instituto NUPEM/UFRJ, professor Francisco Esteves, coordenador do livro, discorreu sobre a criação do mesmo:

"Nós tentamos com esta obra colocar no papel a experiência que adquirimos, acumulada a partir da realização de pesquisas, inicialmente com as lagoas de Macaé, desde 1983 até os dias de hoje. Nós não imaginávamos, naquela época, em 1983, que o Instituto NUPEM/UFRJ tomaria esta enorme dimensão, que teria esta enorme respeitabilidade e reconhecimento acadêmico. Mas nós  já imaginávamos que seria uma oportunidade ímpar de compartilhar com as gerações do presente, sobretudo com as gerações futuras, toda experiência acumulada por brasileiros que lutaram pelo sonho de construir em Macaé uma estrutura acadêmica que pudesse gerar conhecimentos científicos e, mais do que isso, que estes conhecimentos se tornassem subsídios para a construção de políticas públicas de grande alcance e impacto social.

A redação deste livro não foi tarefa fácil, principalmente porque não dispúnhamos de literatura que pudéssemos seguir. Ainda assim, apesar de todo trabalho árduo, acredito que logramos êxito em nossa missão: todos os dados, por exemplo, que se encontram na obra são inéditos, frutos de anotações pessoais e conversas com colegas que participaram da construção do Instituto NUPEM/UFRJ e, principalmente, ex-alunos, que hoje são renomados cientistas.

Ao ler esta obra, tenho certeza de que os leitores ficarão esclarecidos de quanto foi penoso, quão laborioso foi construir a estrada até o NUPEM que temos hoje. Uma boa parte desta obra contempla o período no qual o Instituto, já bastante consolidado - com cursos de graduação em ciências biológicas - passou a se preocupar com a ampliação das ações da UFRJ em Macaé e passou a construir caminhos para que viessem outras atividades, não só de ensino como de pesquisa, nas áreas de Química, Nutrição, Enfermagem, Medicina e Engenharia. O Instituto NUPEM/UFRJ foi o protagonista da interiorização da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O sucesso alcançado por nós foi o motor para que outros professores da UFRJ trabalhassem juntos a seus institutos e unidades para expandir as ações da universidade aqui no município de  Macaé".

capa livro nupem autores

O diretor do NUPEM/UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca, igualmente analisou a obra e parabenizou a equipe pelo trabalho:

"O livro coordenado pelos professores Francisco Esteves e Maria Fernanda Quintela demonstra o papel central do Instituto de Biologia e dos professores pioneiros do NUPEM no processo de interiorização da maior universidade pública do país. Ao ler a obra fica claro que, apesar de todas as dificuldades inerentes ao processo, o sonho, a dedicação, o amor e a paixão pela pesquisa, ensino e a extensão foram capazes de vencer. Atualmente há uma transformação da sociedade de Macaé e região a partir da chegada dos professores, técnicos-administrativos e alunos da UFRJ Macaé. O NUPEM parabeniza a todos os envolvidos nessa grande conquista para a nação brasileira!".

Participe da cerimônia de lançamento do livro e confira a obra na íntegra aqui!

Cerimônia de Lançamento  do livro "NUPEM – Protagonista da Interiorização da UFRJ"

DATA: 31/05/2019 (sexta-feira)

HORÁRIO: 15h

LOCAL: Auditório do Instituto NUPEM/UFRJ