302 Found

Found

The document has moved here.

Pesquisadores do Instituto NUPEM/UFRJ vencem o Prêmio “Cientistas do Nosso Estado”

O diretor da instituição, Rodrigo Nunes da Fonseca, e o pesquisador Carlos Logullo de Oliveira foram  contemplados no Edital  Nº 09/2019,  lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

 

Premio cientistaNossoEstado

As bolsas Cientista do Nosso Estado — CNE, ou Bolsas de Bancada para Projetos — BBP destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Os pesquisadores selecionados deverão desenvolver três atividades científicas e/ou tecnológicas (palestra, curso, exposição, visita a laboratórios, etc.) para alunos de escolas públicas (níveis fundamental ou médio) sediadas no estado do Rio de Janeiro durante o período de vigência do projeto, se comprometendo  a prestar assessoria ad hoc, através de pareceres técnicos bem fundamentados, para a FAPERJ durante o período de sua vigência.

Ao final da vigência das bolsas outorgadas no âmbito do citado edital, os pesquisadores deverão apresentar a prestação de contas técnico-científica e prestação de contas financeira em conformidade com o termo de outorga.

Fonte: Edital Nº 09/2019- FAPERJ

 

Carlos Logullo de Oliveira, professor titular na UFRJ, vinculado ao NUPEM e ao Instituto de Bioquímica Medica Leopoldo De Meis, é  químico de formação e fez seu doutorado na área de Bioquímica e pós-doutorado pela Universidade de Hokkaido, no Japão.  O pesquisador foi vencedor do prêmio com o projeto “Bases moleculares do metabolismo energético durante a embriogênese de artrópodes”,  e  falou sobre sua atuação e sobre o projeto:

"Tenho atuado com foco nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Metabolismo Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: Embriogênese, Fisiologia de Insetos e Controle de Vetores. No projeto recentemente aprovado pela FAPERJ, temos avançado na descrição de alvos moleculares relacionados ao controle do metabolismo energético em embriões de carrapatos e mosquitos, com relevantes publicações científicas na área e consequentemente na formação de pesquisadores,  que são decisivos na estruturação da universidade pública em nosso país".

Rodrigo Nunes da Fonseca, professor, pesquisador e diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), é  membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, e possui doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Genômica Funcional e Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. O Diretor do NUPEM/UFRJ venceu o prêmio com o projeto “Genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento de insetos vetores e pragas agrícolas”  e comemorou a conquista:

“O prêmio ‘Cientista do Nosso Estado’ FAPERJ é um reconhecimento não somente a mim como docente, mas a todos colaboradores nacionais e internacionais de nossos artigos e principalmente aos alunos de graduação e pós-graduação e técnicos de laboratório que participaram e foram os principais motores destas publicações científicas, dissertações e teses. Sem este corpo social tão vibrante e engajado não seria possível obter esse reconhecimento da FAPERJ para todo NUPEM e para a UFRJ-Macaé”.

O Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza os pesquisadores pelo empenho e dedicação que resultaram nesta conquista e se orgulha por ter em seu corpo social docentes e pesquisadores visionários e comprometidos com seu trabalho e que, mesmo em meio a tantas dificuldades, têm sido vitoriosos em suas missões. Desejamos muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas!

 

Confira aqui a lista com todos os pesquisadores contemplados no edital!

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ