302 Found

Found

The document has moved here.

Pesquisadores do Instituto NUPEM/UFRJ vencem o Prêmio “Cientistas do Nosso Estado”

O diretor da instituição, Rodrigo Nunes da Fonseca, e o pesquisador Carlos Logullo de Oliveira foram  contemplados no Edital  Nº 09/2019,  lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Premio cientistaNossoEstado

As bolsas Cientista do Nosso Estado — CNE, ou Bolsas de Bancada para Projetos — BBP destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Os pesquisadores selecionados deverão desenvolver três atividades científicas e/ou tecnológicas (palestra, curso, exposição, visita a laboratórios, etc.) para alunos de escolas públicas (níveis fundamental ou médio) sediadas no estado do Rio de Janeiro durante o período de vigência do projeto, se comprometendo  a prestar assessoria ad hoc, através de pareceres técnicos bem fundamentados, para a FAPERJ durante o período de sua vigência.

Ao final da vigência das bolsas outorgadas no âmbito do citado edital, os pesquisadores deverão apresentar a prestação de contas técnico-científica e prestação de contas financeira em conformidade com o termo de outorga.

Fonte: Edital Nº 09/2019- FAPERJ

Carlos Logullo de Oliveira, professor titular na UFRJ, vinculado ao NUPEM e ao Instituto de Bioquímica Medica Leopoldo De Meis, é  químico de formação e fez seu doutorado na área de Bioquímica e pós-doutorado pela Universidade de Hokkaido, no Japão.  O pesquisador foi vencedor do prêmio com o projeto “Bases moleculares do metabolismo energético durante a embriogênese de artrópodes”,  e  falou sobre sua atuação e sobre o projeto:

"Tenho atuado com foco nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Metabolismo Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: Embriogênese, Fisiologia de Insetos e Controle de Vetores. No projeto recentemente aprovado pela FAPERJ, temos avançado na descrição de alvos moleculares relacionados ao controle do metabolismo energético em embriões de carrapatos e mosquitos, com relevantes publicações científicas na área e consequentemente na formação de pesquisadores,  que são decisivos na estruturação da universidade pública em nosso país".

Rodrigo Nunes da Fonseca, professor, pesquisador e diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), é  membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, e possui doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Genômica Funcional e Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. O Diretor do NUPEM/UFRJ venceu o prêmio com o projeto “Genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento de insetos vetores e pragas agrícolas”  e comemorou a conquista:

“O prêmio ‘Cientista do Nosso Estado’ FAPERJ é um reconhecimento não somente a mim como docente, mas a todos colaboradores nacionais e internacionais de nossos artigos e principalmente aos alunos de graduação e pós-graduação e técnicos de laboratório que participaram e foram os principais motores destas publicações científicas, dissertações e teses. Sem este corpo social tão vibrante e engajado não seria possível obter esse reconhecimento da FAPERJ para todo NUPEM e para a UFRJ-Macaé”.

O Instituto NUPEM/UFRJ parabeniza os pesquisadores pelo empenho e dedicação que resultaram nesta conquista e se orgulha por ter em seu corpo social docentes e pesquisadores visionários e comprometidos com seu trabalho e que, mesmo em meio a tantas dificuldades, têm sido vitoriosos em suas missões. Desejamos muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas!

Confira aqui a lista com todos os pesquisadores contemplados no edital!